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VLI vai dobrar capacidade do ramal ferroviário João Neiva-Aracruz

Companhia vai construir pátio de manobras em Barra do Riacho. Espaço vai permitir que duas composições operem ao mesmo tempo no ramal

Publicado em 22/03/2023 às 16h08
Locomotiva da VLI Multimodal, empresa que opera a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
Locomotiva da VLI Multimodal, empresa que opera a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Crédito: VLI/Divulgação

Nos próximos dias a VLI inicia a construção de um pátio de manobras no ramal ferroviário que liga a Vitória-Minas, em João Neiva, à Barra do Riacho, em Aracruz. Um investimento de R$ 25 milhões que deve ficar pronto antes do final do ano. Com este pátio será possível a operação de duas composições ao mesmo tempo. Hoje, o ramal só permite a operação única, ou seja, a intervenção dobrará a capacidade da estrutura.

Não por acaso o espaço ficará nas proximidades de Portocel, terminal portuário da Suzano e da Cenibra que vem diversificando e ampliando a sua operação. Ao lado de Portocel fica a área de 600 mil m² que a Vports (antiga Codesa) pretende viabilizar nos próximos anos. Na mesma região está sendo construído o Porto da Imetame, maior obra portuária do país. A expectativa é de que comece a operar entre o final de 2024 e início de 2025. Aliás, VLI e Imetame se aproximaram bastante nas últimas semanas.

Segundo explicou o diretor de Operações do Corredor Leste da VLI, Diego Zanella, trata-se de uma região que, diante de tantos investimentos, merece toda a atenção. "Vamos entregar essa ampliação da capacidade do ramal ferroviário antes do final do ano. Mas já estamos olhando lá para a frente. Temos um projeto pronto, basta ter demanda, para fazer um cruzamento de trens no meio do ramal, o que ampliaria ainda mais a capacidade. Por fim, já está em análise uma alça, em João Neiva, para melhorar o acesso dos trens".

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