Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Produção de leite no ES: trabalho para recuperar a cadeia vai ser duro

Com déficit de produção, a Secretaria de Estado da Agricultura lança, nesta segunda-feira (28),  o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite,

Publicado em 27/08/2023 às 03h50
Essencial para a produção de leite de qualidade, o bem-estar animal recebe atenção especial no agro
Essencial para a produção de leite de qualidade, o bem-estar animal recebe atenção especial no agro. Crédito: Joseani antunes/ Embrapa/divulgação

A Secretaria de Estado da Agricultura lança, nesta segunda-feira (28), em cerimônia no Palácio Anchieta e na presença do governador Renato Casagrande, o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite. A grandiosidade do lançamento é diretamente proporcional ao tamanho do desafio que o agronegócio capixaba tem pela frente. Hoje, o Espírito Santo, com cerca de dez mil pecuaristas, produz menos de 1 milhão de litros de leite por dia, mas a demanda dos laticínios instalados por aqui se aproxima de 1,9 milhão de litros por dia. O objetivo é atingir a autossuficiência em dez anos.

O sucesso do programa passará fundamentalmente por mais tecnologia, melhoria genética do rebanho leiteiro e capacitação dos técnicos. Os eixos estratégicos são: agregação de valor, produção, produtividade e tecnologia, sustentabilidade, recursos humanos nas fazendas e estímulo ao consumo.

O plano, inédito no Estado, foi construído a partir das contribuições dadas por todos os participantes da cadeia produtiva e terá a participação das mais diversas instituições, principalmente o cooperativismo. O trabalho feito pela Nater Coop no Norte do Estado servirá de referência para um dos grandes problemas a serem enfrentados: a queda da produção durante a entressafra.

Tudo isso demandará investimentos e, claro, crédito. Este é outro desafio que precisará ser enfrentado. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
Agronegócio Economia ES Sul ES Norte

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.