Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Norte do ES: Nater Coop inicia a sua primeira colheita de milho

Produção será distribuída a 600 produtores de leite do Norte do Espírito Santo, fornecedores da Veneza, laticínio que pertence à cooperativa. Objetivo é reduzir impactos da seca

Publicado em 10/05/2023 às 03h50
Produção de milho em Pinheiros, Norte do Estado
Produção de milho em Pinheiros, Norte do Estado. Crédito: Divulgação/Nater Coop

De olho em ampliar a produção de leite durante os meses de seca, entre maio e setembro, a Nater Coop, antiga Coopeavi, abriu uma nova frente de trabalho e passou a cultivar milho. A primeira colheita, em 90 hectares de uma fazenda em Pinheiros, Norte do Estado, foi iniciada agora em maio. A expectativa é de uma safra de 5 mil toneladas.

O milho será distribuído a 600 produtores de leite do Norte, fornecedores da Veneza, laticínio que pertence à Nater Coop. O objetivo é reduzir o impacto da queda da produção nos meses de seca, estabilizando a produção da Veneza e a oscilação dos preços ao longo do ano. "Nossa produção de leite é majoritariamente em pasto aberto, quando a chuva diminui, o alimento do gado também fica mais escasso. A consequência disso é uma queda forte na produção, de mais de 50%", explicou Marcelino Bellardt, diretor-geral da Nater Coop. "Acreditamos que essa iniciativa será capaz de ampliar a média diária de produção do Estado em 20 mil litros".

Para o ano que vem, o objetivo é dobrar a produção de milho. A expansão se manterá ao longo dos próximos anos. "Reduzindo o impacto da seca, nossa expectativa é que as receitas da Veneza cresçam entre 10% e 15%, ou seja, podemos incrementar o faturamento em R$ 50 milhões", assinalou Bellardt. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.