Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Gigante do saneamento de olho em Linhares, São Mateus e Colatina

Aegea, responsável por tocar  o saneamento básico em Vila Velha, Cariacica e Serra, enxerga boas oportunidades no Norte do ES depois do Marco do Saneamento

Publicado em 03/08/2022 às 03h59
Matéria 1: Estação de Tratamento de Esgoto  em Colatina. Fundação Renova. Foto para conteúdo de marca
Estação de Tratamento de Esgoto em Colatina. Crédito: Fundação Renova/Divulgação

A Aegea, maior empresa privada de saneamento básico do Brasil, está de olho em oportunidades em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo, onde já possui negócios. São MateusLinhares e Colatina, cidades que possuem serviços de saneamento administrados por autarquias municipais, estão na mira da companhia.

A empresa também avalia investimento nos blocos regionais sugeridos pelo Estado a partir da aprovação do Marco do Saneamento, em 2020. O objetivo é, juntando cidades mais populosas a outras onde a atividade é menos rentável, tornar o ativo atrativo. Pela lei, o município tem a autonomia de definir se entra ou não no bloco. A Aegea acompanha os movimentos de perto para saber quais serão as definições sobre Linhares, Colatina e São Mateus.

Importante frisar que o Marco do Saneamento prevê que, até 2033, o país deve atender 99% da população com abastecimento de água tratada e 90% da população com coleta dos esgotos. Ou seja, se não for feita uma concessão ou privatização, as autarquias municipais terão de dar um jeito, sem financiamento federal, de cumprir a lei.

A Aegea atua em 154 cidades de 13 Estados diferentes, atendendo 21 milhões de pessoas. É a responsável pela prestação do serviço de água em esgoto em Cariacica, Vila Velha e Serra (em parcerias público-privadas com a Cesan). No ano passado, a receita líquida da companhia ficou em R$ 2,9 bilhões. Equipav (52,78%), Fundo Soberano de Cingapura (34,34%) e Itaú S/A (12,88%) são os sócios da empresa.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Colatina Linhares São Mateus Investimento ES Norte Privatização

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.