Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

EDP já informou ao governo que quer mais 30 anos de contrato no ES

Contrato da companhia termina em julho de 2025, objetivo é renovar a concessão de distribuição de energia. EDP atende 70 dos 78 municípios do Estado

Publicado em 11/08/2022 às 03h59
Subestação Domingos Martins vai reforçar sistema energético da região serrana do ES
Subestação de Domingos Martins: EDP fará novos investimentos para reforçar o sistema . Crédito: EDP/Divulgação

A EDP já protocolou junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o desejo de seguir com a concessão de distribuição de energia elétrica no Espírito Santo. O contrato vai até julho de 2025 e a solicitação de renovação precisa ser feita com, no máximo, 36 meses de antecedência.

A concessionária agora aguarda as regras para a renovação das concessões que vencem a partir de 2024, caso da EDP no Estado. O Ministério de Minas e Energia deve divulgar as diretrizes até o final do ano. Os executivos da EDP afirmam que a companhia já possui indicadores bastante positivos e que não deve ter dificuldades para cumprir os novos requisitos.

A EDP é responsável pela distribuição de energia em 70 dos 78 municípios do Espírito Santo. A antiga estatal de distribuição do Estado, a Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas S/A), foi a primeira distribuidora a ser privatizada no país, em julho de 1995.

Num momento em que o setor elétrico é dominado pelo debate em cima dos pesados investimentos em energia limpa (solar e eólica destacadamente) e da abertura do mercado, a renovação dos contratos de distribuição é vista como fundamental para estar bem posicionado durante a disrupção.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.