Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Desenvolvido no ES, VIX lança primeiro trator autônomo do Brasil

Maior empresa do Grupo Águia Branca está investindo pesado em automação. Uma unidade de negócio foi criada exclusivamente para cuidar do tema

Publicado em 25/07/2022 às 15h27
Galileu, primeiro veículo de carga autônomo feito no Brasil
Galileu, primeiro veículo de carga autônomo feito no Brasil. Crédito: Pix Fotografia

A VIX Logística, maior empresa do Grupo Águia Branca, dá, hoje, um importante passo no ganho de eficiência operacional e, principalmente, na frente de inovação. A companhia está colocando no mercado o Galileu, trator com nível 4 de automação, ou seja, capaz de se locomover sozinho. Com este nível de robotização, o mais próximo do total, é um veículo de cargas (com volume acima de 80 toneladas) único no Brasil e com poucos concorrentes no mundo.

Todo o desenvolvimento do projeto, iniciado há pouco mais de um ano, foi tocado de dentro da sede a Vix, no bairro Maria Ortiz, em Vitória. Um investimento de R$ 6 milhões. É o primeiro resultado prático da Viva (VIX Veículos Autônomos), nova unidade de negócios da empresa. O projeto contou com parceiros e fornecedores, mas o desenvolvimento foi todo dentro de casa. "Teremos mais eficiência e segurança nas nossas operações. A replicação do que foi feito no Galileu é simples, temos trinta tratores que em breve terão o mesmo nível de automação do veículo que estamos lançando agora", explica Elias Alves, diretor da Vix e um dos idealizadores do projeto.

O veículo está apto para atuar em qualquer uma das empresas com contrato com a Vix: siderurgia, florestal, papel e celulose, mineração, óleo e gás, setor automotivo e agronegócio. "É um novo mundo, e a Vix, com a Viva, assume um papel pioneiro. Acreditamos e vamos continuar investindo em automação e digitalização, não apenas de equipamentos, mas também nos processos", afirma Patrícia Chieppe, CEO da VIX Logística.

O Galileu não se limita à condução por GPS e possui funcionalidades que garantem a navegação sem risco de haver perda de rota. O veículo tem vários sistemas de segurança redundantes, além de um dispositivo físico instalado ao redor do veículo que, ao ser acionado, faz com que o modo de segurança entre em ação. Scanners a laser (Lidar) monitoram e reportam para o sistema de controle a necessidade de parada

No final do ano passado, com o projeto Galileu já rodando, a VIX anunciou um investimento na startup capixaba Lume Robotics, especialista em veículos autônomos, com expertise em inteligência artificial, visão computacional e robótica autônoma. "São temas relevantes para o nosso negócio. Estamos cada vez mais próximos do ecossistema e investindo forte em tecnologia. Outras startups estão no nosso radar", assinalou Kaumer Chieppe, presidente do Conselho de Administração da VIX Logística.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.