Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Cooabriel investe em estrutura e quer acelerar diversificação dos negócios

O objetivo da maior cooperativa de conilon do Brasil, em 2024, é ampliar o uso de tecnologia para movimentar mais fertilizantes e café

Publicado em 20/02/2024 às 03h50
Novo armazém da Cooabriel, em Camacã, Sul da Bahia
Novo armazém da Cooabriel, em Camacã, Sul da Bahia. Crédito: Divulgação/Cooabriel

A Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do Brasil, com forte atuação no Norte e Noroeste do Espírito Santo e Sul da Bahia, vai, em 2024, fazer importantes investimentos em armazenagem de café e fertilizantes. Também está na meta seguir firme na diversificação de seus negócios. A capacidade atual da Cooabriel, principalmente nos galpões de adubo, já não comporta o tamanho da cooperativa, a ideia é implantar mudanças na forma de recebimento e entrega dos produtos, ampliando o uso de tecnologias.

“Estamos adequando nossas estruturas para que comportem o grande volume de negociação que é realizado hoje pela cooperativa", destaca o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi. As unidades capixabas para armazenagem de fertilizantes que serão ampliadas são: Nestor Gomes (São Mateus), Governador Lindenberg, Montanha, Vila Pavão, Nova Venécia e São Gabriel da Palha. Em Camacã, na Bahia, será construído um novo armazém. Nas estruturas de café, o objetivo é sair da capacidade estática atual, 1,7 milhão de sacas, para mais de 2 milhões de sacas. Ao todo, estão sendo aportados R$ 23 milhões na ampliação dos galpões de Itabela (BA), Boa Esperança, Vila Pavão e Camacã.

Sobre os novos negócios, um setor específico na estrutura da cooperativa foi criado para fazer a coisa acelerar. A grande novidade é a instalação de um apiário (produção de mel e polinização) na fazenda experimental da cooperativa, em São Domingos do Norte. Além disso, a reestruturação do Café Guardião (marca própria da Cooabriel) e o projeto da pimenta-do-reino seguem em curso.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Agronegócio Economia ES Norte Cooperativas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.