> >
Stratocumulus: nuvem gigante chama a atenção no céu da Grande Vitória

Stratocumulus: nuvem gigante chama a atenção no céu da Grande Vitória

Fenômeno foi visto na Serra, do alto do Convento da Penha, em Vila Velha, e também em diferentes pontos de Vitória.  Meteorologista do Incaper explica que nuvem é essa e em quais situações ela se forma

Publicado em 7 de julho de 2021 às 13:17

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Nuvem gigante chama atenção no céu da Grande Vitória
Nuvem gigante chama atenção no céu da Grande Vitória. (Carlos Alberto Silva)

Você, morador da Grande Vitória, deu uma olhada para o céu na manhã desta quarta-feira (7)? Se a resposta for sim, é provável que tenha percebido a presença de uma nuvem diferente, bem maior que as convencionais. A nuvem gigante foi vista na Serra, do alto do Convento da Penha, em Vila Velha, e também em diferentes pontos de Vitória.

Segundo o meteorologista Ivaniel Maia, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), trata-se de uma nuvem do tipo Stratocumulus. "São nuvens baixas, localizadas em alturas abaixo dos 3.000 m, e se apresentam como nuvens alongadas e granulosas, que por sua vez não provocam chuva", explica.

Ainda segundo Maia, normalmente esse tipo de nuvem se forma em consequência da expansão vertical do topo de nuvens Cumulus – aquelas com contornos nítidos, que estamos acostumados a ver em dias de tempo aberto.

"Elas perduram enquanto houver o aquecimento e a inversão em pequena altitude. Normalmente é seguida por condições de céu claro à noite. Em outra situação que esse tipo de nuvem pode ser observado em função do enfraquecimento das nuvens tipo Cumulus, no fim da tarde ou à noite", completa o meteorologista.

Nuvem gigante chama atenção no céu da Grande Vitória(Carlos Alberto Silva)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais