> >
Instituto renova alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo

Instituto renova alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo

O Inmet voltou a alertar para a possibilidade de novas pancadas com volume significativo até a manhã desta quarta-feira (1). Ventos entre 40 e 60 km/h podem também ocorrer no período

Publicado em 31 de agosto de 2021 às 13:18

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Chuva muda a paisagem da Grande Vitória
O capixaba deve ficar alerta para novos temporais na Grande Vitória e demais regiões do ES até a manhã desta quarta (1). (Rodrigo Gavini)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas para chuvas intensas e acumulado de chuvas para o Espírito Santo. Com temporais registrados desde o fim da tarde desta segunda-feira (30), os avisos vigentes expiravam no fim da manhã desta terça (31), mas acabaram prorrogados até as 10h desta  quarta-feira (1). 

Desta forma, segundo o Inmet, todas as regiões capixabas podem registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, ventos intensos, como observados nos últimos dias, também podem ocorrer - as rajadas chegaram a quase 90 km/h na madrugada desta terça na Terceira Ponte.

Nestas condições, o Instituto alerta ainda para "perigo potencial" de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

ACUMULADO

Quando ocorrem dias seguidos com pancadas volumosas e intensas, pode ocorrer o que o Inmet classifica como acumulado de chuva. Este alerta classificado com grau de severidade de "perigo" pode ser observado caso se concretize a previsão de aguaceiros entre 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia. Com o solo encharcado, crescem as chances de quedas de barreiras, deslizamentos de terra e encostas além de transbordamentos de rios.

Chuva com vento derruba quatro postes e árvore em rua de Vitória
A chuva combinada ao vento forte derrubou quatro postes e árvores em Vitória nas últimas horas. (Ricardo Medeiros)

Ao contrário do alerta para chuvas intensas que abrange todo o território, o aviso para acumulado está concentrado nas cidades da Região Metropolitana em direção ao Norte do Estado.

Os municípios que devem redobrar a atenção são: Aracruz, Boa Esperança, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vila Valério e Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Semana começou com chuva na Grande Vitória(Fernando Madeira)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais