> >
Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Espírito Santo

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Espírito Santo

Segundo o instituto, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há previsão de tempo instável e com chuva pelo menos até a próxima sexta-feira (29)

Publicado em 25 de outubro de 2021 às 17:03

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Praia de Camburi, em Vitória, tem baixo movimento por causa da chuva nesta quarta-feira (20)
Alerta de chuvas intensas é válido até a manhã desta terça-feira (26). (Carlos Alberto Silva)

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, na manhã desta segunda-feira (25), um alerta de chuvas intensas para todo o Espírito Santo válido até as 11h desta terça-feira (26). Os 78 municípios do Estado estão na área de risco, com grau classificado como "perigo potencial". Segundo o Inmet, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

O instituto informou que a chuva deve ser acompanhada de ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Aviso de chuvas intensas para o ES
Aviso de chuvas intensas para o Espírito Santo. (Reprodução Inmet)

O alerta do Inmet compreende, além do Espírito Santo, os Estados do Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Tocantins, Pará, Amazonas Amapá e Roraima.

SEMANA DE TEMPO INSTÁVEL

Esta terça-feira, quando o aviso do Inmet perde a validade, não deve ser o único dia de tempo instável e com chuva no Espírito Santo. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a instabilidade pode durar pelo menos até a próxima sexta-feira (29).

Primeiros três dias da semana devem ser de chuva no ES
Primeiros três dias da semana devem ser de chuva no ES. (Reprodução Incaper)

De acordo com informações do Incaper, há previsão de chuva para todo o Estado nesta terça-feira, mas com menor intensidade na metade norte. Na Grande Vitória, a temperatura deve variar entre 20 °C e 25 °C. A máxima na Região Norte não deve ultrapassar os 28 °C.

DIA A DIA:

  • Terça-feira (26): a presença da umidade marítima trazida pelos ventos costeiros mantém a instabilidade no Espírito Santo. Previsão de chuva em todas as regiões, sendo menos frequente na metade norte do Estado.
  • Quarta-feira (27): o tempo segue instável no Espírito Santo devido à presença da umidade transportada pelos ventos costeiros. Previsão de chuva fraca em alguns momentos, intercalada com algumas aberturas de sol.
  • Quinta-feira (28): tempo instável no Espírito Santo. Previsão de chuva fraca em alguns momentos em todas as regiões capixabas, intercaladas com algumas aberturas de sol.
  • Sexta-feira (29): de tempo instável no Espírito Santo. Previsão de chuva em alguns momentos no Estado, sendo que em alguns trechos das regiões Sul e Serrana, a chuva pode vir na forma de pancadas isoladas.

INSTRUÇÕES METEOROLÓGICAS:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais