> >
Inmet divulga novo alerta de chuvas intensas para o ES

Inmet divulga novo alerta de chuvas intensas para o ES

O instituto prevê, entre hoje (23) e amanhã (24),  chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora

Publicado em 23 de fevereiro de 2021 às 15:19- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Volume de chuva contraria previsão do tempo para fevereiro no ES
Volume de chuva contraria previsão do tempo para fevereiro no ES. (Carlos Alberto Silva)

Pouco comum para o mês de fevereiro, o Estado vem enfrentando instabilidade climática nos últimos dias com quantidade significativa de chuva. E, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer assim: o instituto emitiu mais um alerta de chuvas intensas que abrange as regiões Serrana, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Noroeste do Espírito Santo. O aviso é válido entre às 12h desta terça-feira (23) e às 11h desta quarta (24).

O instituto prevê para o período chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. Apesar disso, haverá baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Dentre as recomendações do Inmet estão:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; 
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

E a chuva deve continuar por mais alguns dias. Segundo o Instituto Climatempo, na quinta (25) e na sexta-feira (26) a frente fria avança rapidamente e deve voltar a provocar chuva volumosa tanto no Espírito Santo, quanto na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Chuva na Capital
Chuva na Capital. (Fernando Madeira)

PREVISÃO DO TEMPO

Para esta quarta-feira (24) é possível esperar, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), sol entre poucas nuvens em grande parte do Estado. Na região Sul e Serrana há previsão de pancadas de chuva isoladas no período da tarde. Nas demais regiões capixabas não chove.

A Grande Vitória deverá registrar variação térmica entre 23°C e 35°C. Já nas áreas altas da região Serrana, onde deverá ser apresentada a menor temperatura do Estado, a previsão varia entre 19 °C e 30 °C.

A quinta-feira (25) deverá se manter com sol entre nuvens e chuva rápida em alguns momentos do dia no Nordeste do Estado. No Norte, Noroeste, na região Serrana e na Grande Vitória chove rápido a partir da tarde. No Sul do Caparaó, a previsão é de pancadas de chuva com trovoadas no período da noite.

De acordo com o Climatempo, a previsão para a Capital capixaba na sexta-feira (26) será de sol com algumas nuvens, chuva rápida durante o dia e à noite, com temperaturas que podem variar entre 22°C e 30°C.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais