ASSINE

Frente fria pode trazer temporais com ventania e raios para o ES

Previsão é válida para esta semana. O Climatempo ainda informa que podem ocorrer alagamentos e transbordamento de córregos e rios nos grandes centros urbanos

Vitória
Publicado em 16/11/2020 às 07h54
Atualizado em 16/11/2020 às 13h29
Chuva e frio na Grande Vitória
Chuva e frio na Grande Vitória. Crédito: Ricardo Medeiros

O tempo pode mudar no Estado nesta semana. Isso porque uma frente fria deve avançar em direção ao Espírito Santo, trazendo instabilidade para os municípios capixabas. Segundo o instituto Climatempo, há risco de temporais, chuva volumosa, raios e ventania na quinta (19) e na sexta-feira (20).

O Climatempo ainda afirma que podem ocorrer alagamentos e transbordamento de córregos e rios nos grandes centros urbanos. Além do Espírito Santo, o alerta vale para Mato GrossoGoiás, Distrito FederalSão PauloMinas Gerais e Rio de Janeiro.

A partir de sexta-feira, essa frente fria deve se associar à formação de um ciclone extratropical em alto-mar, provocando instabilidade até a próxima segunda-feira (23) no interior das regiões Norte e Nordeste, abrangendo os Estados do TocantinsPiauíBahia e o extremo oeste de Pernambuco.

O Climatempo aponta também que, acompanhando a frente fria, uma massa de ar de origem polar provoca queda de temperatura no decorrer da semana, principalmente entre o Sul, Sudeste (incluindo o Espírito Santo) e Centro-Oeste do Brasil.

Segundo o Climatempo, a frente fria avança do Rio Grande do Sul para as demais áreas da Região Sul, para o Estado do Mato Grosso do Sul e São Paulo entre esta segunda (16) e terça-feira (17). O sistema fica associado à circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera a partir da terça-feira (17), que reforça as instabilidades, o que aumenta o risco de temporais.

Mas é a partir de quarta-feira (18), de acordo com o Climatempo, que a frente fria avança em alto-mar da costa de São Paulo e se posiciona entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo no final do dia. A previsão é de que a partir de quinta-feia (19) a frente se posicione na altura do Espírito Santo e os municípios capixabas comecem a sentir os efeitos mais fortes do fenômeno.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Chuva no ES chuva clima frente fria

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.