> >
ES recebe alerta de chuvas fortes; veja cidades

ES recebe alerta de chuvas fortes; veja cidades

Aviso de "perigo potencial" é válido para 48 municípios capixabas até a manhã de sexta-feira (26), podendo ser prorrogado

Publicado em 25 de fevereiro de 2021 às 15:56- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Chuva atinge a Grande Vitória nesta segunda-feira (8)
Chuva atinge a Grande Vitória nesta segunda-feira (8). (Carlos Alberto Silva)

Um alerta publicado no início da tarde desta quinta-feira (25) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu 48 municípios do Espírito Santo em uma área de "perigo potencial" para chuvas intensas, que podem ocorrer até as 11h de sexta-feira (26). A área compreende cidades entre o Norte e a Grande Vitória

Segundo informações do Inmet, a previsão de chuva é de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, que podem chegar aos 60 km/h.

CIDADES QUE RECEBERAM ALERTA

Viana, município que integra a lista do Inmet, registra alagamento em um trecho da BR 101, na entrada do bairro Marcílio de Noronha,  desde o início da tarde desta quinta-feira. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista lateral do Km 298 segue interditada.

COMO FUNCIONA A MEDIÇÃO DA CHUVA

A medida usada para medir o volume da chuva é : milímetros por metro quadrado. É só imaginar um quadrado de um metro por um metro com um litro de água dentro. O líquido vai subir até a marca de 1mm. Claramente falando, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Por exemplo: se choveu 50mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

A unidade de medida utilizada para verificar os acumulados de chuva é o milímetro
A unidade de medida utilizada para verificar os acumulados de chuva é o milímetro. (Samar Meteorologia)

O período da chuva também é importante. Chover 50 litros de água durante um dia inteiro pode ter um impacto menor do que chover a mesma quantidade de uma vez só, somente em uma hora.

E como podemos medir a chuva em uma cidade grande? Equipamentos chamados de pluviômetros, que estão espalhados por vários pontos, vão indicar o quanto choveu - e somente esses dados vão permitir as comparações das quantidades de chuva por dia, mês e ano.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais