> >
Com 39,5?°C, ES bate recorde de calor do ano nesta segunda

Com 39,5?°C, ES bate recorde de calor do ano nesta segunda

A marca superou o recorde anterior, de 39,2?°C, registrado no dia 12 de janeiro. Veja até quando a temperatura vai permanecer alta no Espírito Santo

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 10:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 20/12/2019 - ES - Vitória - Sol entre coqueiros na Praça do Papa. Dia de calor na Grande Vitória - Editoria: CIdades - Foto: Vitor Jubini - GZ
Onda de calor faz efeito e ES registra dia mais quente do ano. (Vitor Jubini)
Com 39,5?°C, ES bate recorde de calor do ano nesta segunda

A onda de calor prevista para esta semana já começa a dar sinais no Espírito Santo. Depois de um domingo de sol e praias lotadas, a semana teve início com o dia mais quente do ano no Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais alta de 2020 foi registrada nesta segunda (28) em Alegre, onde os medidores marcaram 39,5?°C.

A marca superou o recorde anterior, de 39,2ºC, no dia 12 de janeiro, registrado também em Alegre. Em seguida, aparecem temperaturas registradas em São Mateus, no mês de abril; em Ecoporanga, em fevereiro; e em Marilândia, ainda em janeiro. Confira as temperaturas mais altas registradas no Espírito Santo este ano, de acordo com o Inmet.

  • 39,5°C - Alegre - 28/09/2020
  • 39,2°C - Alegre - 12/01/2020
  • 38,0°C - São Mateus - 03/04/2020
  • 37,9°C - Ecoporanga - 21/02/2020
  • 37,7°C - Marilândia - 13/01/2020

CALOR DEVE CONTINUAR

Para esta semana, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que o calor ainda deve predominar no Espírito Santo. Apenas nesta terça-feira (29) e no sábado (03), a presença de umidade trazida pelos ventos oceânicos pode amenizar o calor no sudeste do Estado, incluindo a Capital, com uma pequena chance de chuva isolada nesta área. Em relação às temperaturas, nos próximos dias, elas devem oscilar entre 15 °C e 33 °C na Região Serrana, 20 °C e 37  °C na Região Metropolitana e entre 17 °C e 40 °C nas demais áreas do Espírito Santo.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também aponta que o calor já se estabeleceu no Espírito Santo e deve durar alguns dias. As temperaturas previstas para o Estado, acima de 34°C em várias localidades, serão as mais elevadas do ano, pois a tendência será de dias com pouca nebulosidade, dando oportunidade da radiação solar ser mais intensa essa semana.

FRENTE FRIA NO DOMINGO

No domingo (4), o tempo mudará no Estado, com a influência de uma frente fria, que passará pelo oceano e contribuirá para alguma chuva no Estado e queda das temperaturas máximas.

MAIS CALOR

Este vídeo pode te interessar

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, ainda, um possível recorde de temperatura máxima na Capital, uma vez que o último domingo (27) registrou 34,9ºC em Vitória, na estação convencional. O Climatempo reforça que, sem nebulosidade quase no céu e sem a expectativa de chegada de chuva, este final de setembro e o início de outubro prometem ser bastante quentes no Espírito Santo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais