ASSINE

Nota do Enem 2020 não será obrigatória para Sisu e ProUni em 2021

O presidente Jair Bolsonaro vetou trechos da Medida Provisória (MP/934), que tornava a nota do Enem 2020 obrigatória.  A medida foi tomada em razão da pandemia do coronavírus

Publicado em 26/10/2020 às 11h54
Atualizado em 01/11/2020 às 22h33
Divulgado edital com as regras da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso
Data do Enem 2020 sofreu mudanças devido à pandemia do novo coronavírus. Crédito: Futura Press/Folhapress

Correção

1 de Novembro de 2020 às 22:27

A primeira versão desta matéria citava que os estudantes teriam como opção utilizar notas das edições anteriores do Enem, com base na informação publicada pelo Portal Nacional da Educação. Porém, como a medida não foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC), ela foi retirada do texto. Segundo o MEC, as novas diretrizes ainda estão sendo definidas pelo órgão. 

O presidente Jair Bolsonaro vetou trechos da Medida Provisória (MP/934), que veta a obrigatoriedade da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1. A medida, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada em razão da pandemia do coronavírus.

De acordo com a publicação, os estudantes não são obrigados a utilizar a nota de desempenho do Enem 2020 para a seleção no Sisu e ProUni 2021/1.

Apesar da medida anunciada, o Ministério da Educação (MEC) ainda não informou detalhes sobre as novas regras. Os editais do  do Sisu, ProUni e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também não foram publicados. 

A suspensão de aulas em todo o país devido à pandemia do novo coronavírus afetou o calendário de provas do Enem 2020, que precisou ser adiado. A primeira aplicação das provas acontecerá em janeiro de 2021 e haverá uma reaplicação do exame em fevereiro. 

CONFIRA AS DATAS

  • Aplicação das provas - 17 e 24 de janeiro
  • Enem digital - 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação do Enem - 24 e 25 de fevereiro
  • Resultado - 29 de março. 

Com informações do Portal Nacional da Educação

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.