> >
Ex-ministro da Defesa de Bolsonaro vai assumir direção-geral do TSE

Ex-ministro da Defesa de Bolsonaro vai assumir direção-geral do TSE

Fernando Azevedo e Silva desempenhará as novas funções a partir de fevereiro, quando o ministro Edson Fachin toma posse como presidente da corte eleitoral

Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 07:53

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa, e o presidente Jair Bolsonaro
Fernando Azevedo e Silva, ex-ministro da Defesa, e o presidente Jair Bolsonaro. (Marcos Correa/PR)

O general do Exército Fernando Azevedo e Silva assumirá o cargo de diretor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2022, ano de eleições gerais.

Militar da reserva e ex-ministro da Defesa até março deste ano, ele desempenhará as novas funções a partir de fevereiro, quando o ministro Edson Fachin toma posse como presidente da corte eleitoral no lugar do atual, o ministro Luís Roberto Barroso.

A informação foi publicada pela revista Veja e confirmada pela Folha de S.Paulo.

A escolha de Azevedo e Silva para o cargo, encarregado de tocar as questões administrativas do tribunal, é um gesto de constrangimento para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Estará subordinada a ele a área de tecnologia, encarregada das urnas eletrônicas e dos softwares utilizados nas eleições.

Nos últimos meses, Bolsonaro protagonizou um embate com integrantes do TSE, principalmente Barroso, ao levantar, sem provas, suspeitas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Em função dessas declarações, o chefe do Executivo passou a ser alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), sob a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.

Além de comandar a pasta da Defesa na gestão de Bolsonaro, o general atuou como assessor especial do Supremo, a convite do ex-presidente da corte Dias Toffoli. A passagem dele pela corte propiciou uma aproximação com ministros.

No Executivo, o militar da reserva trabalhou para manter as Forças Armadas longe da política, com um viés mais institucional e imparcial.

Sempre que o presidente insinuava acionar o Exército para resolver seus embates políticos, dizem ministros do Supremo, era Azevedo quem entrava em cena. Procurava os magistrados para afirmar que os militares respeitam a Constituição Federal e não concordam com a ideia de novo golpe.

Essa postura foi considerada como um dos motivos para sua demissão. Foi substituído pelo general Walter Braga Netto, também da reserva.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais