> >
Barroso envia ao plenário do STF decisão sobre senador flagrado com dinheiro na cueca

Barroso envia ao plenário do STF decisão sobre senador flagrado com dinheiro na cueca

Agora, cabe ao presidente do Supremo, Luiz Fux, marcar uma data para o julgamento do caso. O senador era vice-líder do governo Jair Bolsonaro no Senado

Publicado em 16 de outubro de 2020 às 20:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Senador Chico Rodrigues (DEM-RR) em pronunciamento via videoconferência
Senador Chico Rodrigues (DEM-RR) em pronunciamento via videoconferência. ( Pedro França/Agência Senado)

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), encaminhou para análise do plenário da corte a decisão de afastar do cargo por 90 dias o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca em operação da Polícia Federal.

Agora, cabe ao presidente do Supremo, Luiz Fux, marcar uma data para o julgamento do caso. O senador era vice-líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, mas deixou a função após ser alvo da operação.

O afastamento foi determinado monocraticamente nesta quinta-feira (15) por Barroso devido à suspeita de que Rodrigues integra um esquema de corrupção para desviar recursos públicos na compra de testes rápidos para detecção da Covid-19.

O esquema envolveria mais de R$ 20 milhões em emendas parlamentares. A Controladoria-Geral da União (CGU) também participa da investigação.

A PF havia pedido a prisão preventiva de Chico Rodrigues, mas Barroso autorizou a operação de busca e apreensão e afastou o senador do cargo.

O Senado, porém, ainda tem de se reunir para votar se aceita a ordem de afastamento de um dos colegas. Em 2017, o STF decidiu que o Legislativo pode rever restrições impostas contra um parlamentar.

O julgamento no plenário do STF, caso confirme a decisão de Barroso, servirá para reforçar o entendimento e constranger os senadores para que não derrubem a determinação do Supremo.

Segundo investigadores envolvidos no caso, parte das cédulas encontradas em endereços ligados ao parlamentar estavam nas nádegas de Rodrigues. Cerca de R$ 30 mil foram encontrados na casa dele.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Boa Vista. Rodrigues foi um dos alvos.

A decisão de Barroso de enviar o processo ao plenário visa dar força ao movimento de Fux, que quer aprovar uma mudança no regimento que torne automático e obrigatório o encaminhamento de despachos individuais ao plenário.

Após a operação, Chico Rodrigues divulgou nota em que disse acreditar "na Justiça dos homens e na Justiça Divina".

"Estou tranquilo com o fato ocorrido hoje [quarta-feira] em minha residência em Boa Vista, capital de Roraima. A Polícia Federal cumpriu sua parte em fazer buscas em uma investigação na qual meu nome foi citado", afirmou Rodrigues.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais