ASSINE

Vídeo: cinco dicas de como tirar uma ideia de negócio do papel

Segunda palestra do Todas Elas, em parceria com a Suzano, é apresentada pela consultora e especialista em empreendedorismo feminino Josy Santos

Publicado em 26/07/2021 às 15h55

O projeto Todas Elas traz nesta segunda-feira (26) o segundo vídeo da série sobre empreendedorismo feminino. O projeto de qualificação empresarial voltado para mulher conta com a parceria da Suzano. Nesta etapa, Josy Santos, consultora em inovação social e especialista em negócios liderados pelo gênero feminino, apresenta cinco dicas para tirar sua ideia do papel e, enfim, empreender.

Não basta amar o que se faz e querer se aventurar no empreendedorismo. Josy alerta: "Paixão não paga boleto" e, por isso, é importante entender a necessidade do mercado e como a sua ideia pode ser a solução para essa demanda reprimida.

Ela destaca que é preciso levar em consideração o público alvo, os possíveis caminhos e alternativas para se realizar o projeto, como torná-lo sustentável e, claro, aproveitar suas habilidades e competências.

Já tem a sua ideia de negócio? Então preste atenção nas dicas da Josy:

Josy Santos é consultora em inovação social e especialista em negócios liderados pelo gênero feminino
Josy Santos é consultora em inovação social e especialista em negócios liderados pelo gênero feminino. Crédito: Reprodução/Todas Elas
  1. 01

    Quem é o seu público alvo?

    Se você entende o mercado e a demanda de produto e/ou serviço que você ocupará, você precisa saber quem é o público que sofre com isso e para quem você vai oferecer a solução. A especialista dá como exemplo o caso de duas mulheres que enxergaram um "buraco" no mercado de vestidos de festas. "Existia uma demanda por vestidos de festas mais casuais. Identificado isso, a dupla decidiu empreender e investir na divulgação nas redes sociais".

  2. 02

    Qual a solução?

    O que vamos lançar no mercado: um produto ou um serviço? Como iremos atender a essa demanda? Se você já sabe qual a necessidade do seu público, fica mais fácil saber como ajudar e como atingir essas pessoas.

  3. 03

    Meios de divulgação e parcerias

    As redes sociais são, nos dias atuais, importantes ferramentas para se divulgar seu negócio. Mas também podemos atingir nosso público por meio de grupos de WhatsApp, site, e até mesmo por meios físicos, fazendo parcerias com estabelecimentos e profissionais que tenham afinidade com seu produto ou serviço.

  4. 04

    Como tornar seu negócio sustentável

    É nesse ponto que você precisa deixar de lado o emocional e pensar como empreendedora. Seu negócio é viável, ele se paga e vai te pagar para trabalhar nele? Para isso, você precisa entender qual será o seu modelo de negócio, quais são as fontes de receita, saber precificar corretamente e estar alinhado com o que o mercado já pratica. Entender o mercado, fazer pesquisas na internet e com pessoas amigas vai te ajudar a tornar sua ideia mais sustentável.

  5. 05

    Quais são as competências e recursos necessários para esse negócio?

    Para que seu negócio saia do papel e se realize, é preciso ter uma equipe? Quais habilidades você precisa ter? É preciso fazer investimentos em materiais diferenciados e exclusivos? Devo fazer parcerias? Quando você se faz essas perguntas, também é momento de entender quem você é, quais as competências e habilidades que te ajudarão a desenvolver seu negócio. Olhar para o que já existe em você e partir para o ataque.

Josy Santos

Consultora e especialista em empreendedorismo feminino

Formada em Administração, mestranda em Empreendedorismo e Negócios; e especialista em Diversidade e Inovação. Atua como gestora de projetos de empreendedorismo feminino (Sebrae SC e Engie, no programa Mulheres do Nosso Bairro), e como consultora de inovação social e facilitadora de workshops e oficinas (DELAS e VAI TEC). Também possui vivência em liderança de projetos com foco em empreendedorismo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.