> >
Câncer de mama: mulheres negras são as mais atingidas por diagnóstico tardio

Câncer de mama: mulheres negras são as mais atingidas por diagnóstico tardio

A pesquisa indica que a sobrevida de mulheres negras é até 10% menor do que entre mulheres brancas. O principal motivo seria a desigualdade social - já que pretas e pardas possuem menor acesso às ações do plano de controle do câncer de mama no país

Publicado em 6 de outubro de 2020 às 13:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
pessoas negras e brancas em pé
Pesquisa indica que a sobrevida de mulheres negras é até 10% menor do que entre mulheres brancas. (Reprodução Getty Images)

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Isso acontece devido a fatores que dificultam a descoberta precoce. Mas se fizermos um recorte de raça, os dados apontam que são as mulheres negras as mais atingidas com o diagnóstico tardio - e, consequentemente, as que mais morrem em decorrência da doença, segundo aponta uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O principal motivo seria a desigualdade social - já que mulheres pretas e pardas possuem menor acesso às ações do plano de controle do câncer de mama no país.

O estudo, que faz parte do projeto de doutorado da farmacêutica Lívia Lovato Pires, foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG.

Com números do Sistema Único de Saúde (SUS), a pesquisa apontou que a sobrevida de mulheres negras em casos de câncer de mama é até 10% menor do que entre mulheres brancas. O gráfico da pesquisa (veja abaixo) foi produzido com os dados de sobrevida de mulheres nos cinco anos após o início do tratamento.

Pesquisa aponta que mulheres negras são as mais atingidas com diagnóstico tardio
Pesquisa aponta que mulheres negras são as mais atingidas com diagnóstico tardio. (UFMG)

DADOS ILUSTRAM A DESIGUALDADE SOCIAL

De acordo com Lívia, através de nota divulgada no site da Faculdade de Medicina da UFMG, os números ilustram a desigualdade social, já que a pesquisa apontou que mulheres de cor de pele preta e parda possuem menor acesso às ações do plano de controle do câncer de mama no país.

“Pensamos que seria muito relevante avaliar a sobrevida das mulheres tratadas pelo SUS, em âmbito nacional. No início do acompanhamento todas estavam vivas. Com o passar do tempo as mulheres vão morrendo, mas as de cor de pele preta morrem mais rápido do que as brancas. O câncer de mama afeta diferentemente as mulheres segundo a cor da pele. Nós pensamos que seria muito relevante demonstrar a magnitude desse diagnóstico tardio no Brasil", disse.

COMO FOI REALIZADA A PESQUISA

De acordo com a Faculdade de Medicina  da UFMG, para a pesquisa foram avaliadas pacientes tratadas para câncer de mama pela rede pública, através dos bancos de dados do SUS, que armazenam informações de produção ambulatorial, hospitalar e sobre mortalidade.

Ao todo, foram estudadas cerca de 60 mil mulheres que iniciaram tratamento para a doença entre 2008 e 2010 e tiveram acompanhamento até 2015. Destas, 62% eram autodeclaradas brancas, 31% eram pardas e 6% eram pretas. Para a pesquisa, foi avaliado a sobrevida conforme a raça e cor. 

Na primeira etapa do estudo, os resultados foram sintetizados por uma meta-análise - que é um método de pesquisa que une resultados de diferentes estudos, dando pesos para cada um. A pesquisa mostrou o panorama de diagnóstico de mulheres habitantes de países da América Latina e Caribe.

Pesquisa aponta que mulheres negras são as mais atingidas com diagnóstico tardio
Mulheres pretas e pardas possuem menor acesso às ações do plano de controle do câncer de mama no país. (UFMG)

PESQUISA QUER AJUDAR POPULAÇÃO E SUS

Lívia Lovato completou, em nota publicada pela Faculdade de Medicina da UFMG, que a ideia é fazer com que a pesquisa possa ajudar a população e o SUS, já que o estudo revela que o plano de controle do câncer de mama no país precisa ser reajustado para intensificar as atividades que resultem em diagnóstico precoce.

“Também é importante considerar que as mulheres de cor de pele preta devem ser melhor atendidas quanto ao seu direito à saúde, seja com relação ao diagnóstico, seja com relação ao tratamento”, completou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais