> >
'Cria' de Caratoíra, técnico se divide entre projeto social e E-Taça EDP

"Cria" de Caratoíra, técnico se divide entre projeto social e E-Taça EDP

O professor de Educação Física de 31 anos, Matheus Nascimento, é o técnico da equipe masculina de Caratoíra na competição. Ele ainda lidera um projeto social na comunidade

Publicado em 27 de novembro de 2020 às 17:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comunidade de Caratoíra joga pela E-Taça EDP das Comunidades 2020
Comunidade de Caratoíra joga pela E-Taça EDP das Comunidades 2020. (Arquivo Pessoal)

Aos 31 anos de idade, Matheus Djalma Pinto Nascimento se vê com a agenda cheia. E assim acontece desde que nasceu em Caratoíra, comunidade localizada em Vitória. O profissional de Educação Física tem um projeto social em uma praça do bairro, que abrange crianças e adultos, e ao mesmo tempo lidera Caratoíra em um novo formato do tradicional campeonato entre comunidades, agora virtual: E-Taça EDP 2020.

Nascido, criado e morador da comunidade, Matheus convive com alunos que futuramente serão seus ajudantes no projeto social. A tendência entre participação dos alunos e colaboração dos mais velhos já ocorre - e com frequência. Ele conta que pelo menos três alunos do projeto CEF (Caratoíra Escolinha de Futebol) já se formaram em Educação Física.

"Trabalho em um projeto social com quase 200 pessoas na pracinha. Comecei com poucos alunos, hoje movimento muita gente. É um oportunidade pra eles. Tentamos fazer [o CEF] de forma organizada, e o projeto tomou uma projeção muito grande", diz Matheus.

Caratoíra futebol
Escolinha de futebol em Caratoíra, Vitória. (Arquivo Pessoal)

O professor e líder da comunidade ainda acrescenta dizendo que o desejo de criar o projeto teve início quando ele ainda estava na faculdade.

Aspas de citação

Antes de me formar em Educação Física já queria fazer algo na comunidade. Comecei em 2010, uma vez na semana, com poucos alunos. Foi aumentando, hoje estou com quase 200 anos, segurando lista de espera. Não estou aqui pra criar atletas profissionais, mas pra ocupar os meninos

Matheus Nascimento
Técnico de Caratoíra na E-Taça EDP
Aspas de citação

E-TAÇA EDP DAS COMUNIDADES 2020

A relação entre a Taça EDP das Comunidades e Caratoíra começou há cerca de quatro anos, quando o bairro participou pela primeira vez da competição, ainda com as bolas rolando nos gramados da Grande Vitória. Em 2020, a equipe masculina encara um novo formato, com novas regras, mas com a mesma - ou até maior - competitividade.

No Grupo H, Caratoíra se classificou na segunda posição, com 13 pontos. Foram oito jogos, quatro vitórias, um empate e três derrotas. A diferença para o terceiro colocado, eliminado, foi no número de gols feitos. A comunidade de Vitória marcou 25 vezes. Vila Nova de Colares, 24.

Neste sábado (28), Caratoíra enfrentará São João Batista pelas oitavas de final da E-Taça EDP das Comunidades. As partidas começam às 9h da manhã. "Eles vieram bem [líderes do grupo G]. A gente vai enfrentar de igual pra igual. Os meninos começam a entender melhor o funcionamento do campeonato de acordo com os jogos", ressalta o técnico da equipe masculina de Caratoíra.

Todos os jogos podem ser acompanhados ao vivo em agazeta.com.br/tacaedpdascomunidadesConfira os duelos das oitavas de final.

Jovens disputam e buscam o título da E-Taça EDP das Comunidades(Alberto Borém)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais