> >
Por que a conta do tarifaço do Trump pode cair no seu colo? Assista a explicações

Por que a conta do tarifaço do Trump pode cair no seu colo? Assista a explicações

Economistas apontam os efeitos da taxação dos EUA na economia brasileira, nos negócios e no dia a dia das famílias e dos investidores

Publicado em 18 de julho de 2025 às 09:03

Ricardo Paixão e Antonio Marcus Machado participam de live do Tá no Lucro
Ricardo Paixão e Antonio Marcus Machado participam de live do Tá no Lucro Crédito: Divulgação

O anúncio da tarifa de 50% aos produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados UnidosDonald Trump, voltou a acirrar a guerra comercial e a acender o alerta no cenário econômico.

Para entender como o tarifaço pode afetar diretamente o cotidiano das pessoas — com possíveis reflexos no preço de produtos, na inflação e no poder de compra — e os desdobramentos nos investimentos e nas carteiras dos poupadores, Tá no Lucro, editoria de A Gazeta, conversou com economistas sobre o assunto.

O economista Antonio Marcus Machado explicou os efeitos na economia com a manutenção das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros e seus impactos para as empresas exportadoras e consequências com a manutenção da guerra comercial. 

O economista Antonio Marcus Machado explica como a taxa de 50% para produtos brasileiros deve impactar os negócios

O economista Ricardo Paixão analisou os efeitos práticos da medida, seus impactos no dia a dia das pessoas, como os riscos de inflação, desemprego e desaceleração do consumo. E ainda explicou o que investidores e poupadores devem observar diante do novo cenário para tomar suas decisões no mercado financeiro.

O economista Ricardo Paixão analisou os efeitos práticos da medida, seus impactos no dia a dia das pessoas, como os riscos de inflação, desemprego e desaceleração do consumo

A editoria Tá no Lucro é voltada para os conteúdos de finanças pessoais e empreendedorismo, buscando trazer informações sobre economia de forma simples, para quem quer cortar gastos e aprender a lidar melhor com o próprio dinheiro.

Por problemas técnicos, a live que estava marcada para esta sexta-feira (18) não pôde ser realizada.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Finanças tá no Lucro - Consumidor

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais