Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Se Cuida
  • Qual é a relação da dor de ouvido com o infarto sofrido por Tande?
Atento aos sinais

Qual é a relação da dor de ouvido com o infarto sofrido por Tande?

Os sintomas mais comuns do infarto são dor no peito, pescoço, mandíbula ou costas

Publicado em 16 de Abril de 2024 às 18:41

Redação de A Gazeta

Publicado em 

16 abr 2024 às 18:41
Tande
Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, sofreu um infarto Crédito: Reprodução @tandevolei
Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, sofreu um infarto na última sexta-feira. “Passando aqui para falar do meu sumiço. Eu, nessa sexta-feira agora, acabei infartando. Acredita? 54 anos, atleta”, explicou.
Ele relatou ter tido entupimento de 98% em uma das veias. “Eu tive 98% de entupimento, de uma veia principal do coração e mais duas 78% e 73%". Tande também alertou os seguidores para ficarem atentos aos sinais. "Falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula e sentindo dor no ouvido. Cuidem-se sempre, tá? Papai do Céu me deu uma chance, tô voltando”, disse o ex-atleta.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que anualmente sejam registrados até 400 mil casos de infarto no Brasil, que resultam em 1 óbito a cada 5 a 7 pacientes.
O infarto do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é uma condição médica séria. Nele ocorre a necrose das células do miocárdio devido à falta de oxigênio, resultante, na maioria das vezes, de uma obstrução coronariana. Ou seja, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da redução do fluxo sanguíneo, ocasionada por entupimento das artérias cardíacas.
Os sintomas mais comuns do infarto são: dor no peito, que pode se irradiar para o braço, pescoço, mandíbula ou costas, além de dor em região epigástrica (próxima ao estômago), falta de ar, sudorese, náuseas, vômitos, palidez e sensação de peso sobre o tórax.
O cardiologista Lucas Frizzera, da Rede Meridional, alerta que os sintomas do infarto diferem muito entre os indivíduos. “Principalmente em mulheres e diabéticos, os sintomas podem ser diferentes e até mesmo, mais brandos. No caso do Tande, que relatou ter sentido dor de ouvido ao ter infarto, possivelmente ele descreveu uma dor torácica que irradiava para a mandíbula e pela proximidade, também no ouvido”, explicou.
O especialista aponta que a faixa etária com maior incidência de infarto do miocárdio está exatamente entre os 50 e 70 anos. “Porém, é preciso ficar atento, pois é possível ocorrer em pessoas mais jovens, especialmente se tiverem fatores de risco significativos”, pontuou.
Os principais fatores de risco são o tabagismo, o colesterol elevado, a hipertensão arterial, a obesidade, o estresse, o diabetes, o sedentarismo e a história familiar de doenças cardiovasculares. "A maior parte dos fatores de risco são modificáveis. É necessário combater e prevenir a evolução da doença que mais mata no mundo". 
O cardiologista adverte que infarto é uma emergência que exige cuidados médicos o mais rápido possível. Identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa infartada. 
Lucas Frizzera, cardiologista
O cardiologista Lucas Frizzera explica sobre os sintomas da condição Crédito: Divulgação
"Toda dor torácica precisa ser levada a sério. Existem diversas causas para esses sintomas, por esse motivo sempre é importante a avaliação médica"
Lucas Frizzera - Cardiologista
O médico alerta que é fundamental que pessoas de todas as faixas etárias estejam cientes dos fatores de risco e adotem medidas para prevenir o infarto do miocárdio, além de realizar acompanhamento médico rotineiro. "Manter uma dieta saudável, praticar exercícios regularmente, controlar o peso, não fumar, controlar a pressão arterial, o diabetes e o colesterol são medidas que certamente reduzirão a chance de um evento cardiovascular", finaliza.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Por que a Flórida é o Estado que mais executa condenados à morte nos EUA
Estudante de Direito, Matheus Stein Pinheiro,acusado de matar namorada no ES pode não ser punido por crime
Os detalhes da sentença que condenou jovem por morte de namorada no ES
Cachoeiro de Itapemirim-ES / Vista noturna do Rio Itapemirim
Falência da Itapemirim: compradores vão à Justiça após leilão ter até lote que virou rua

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados