> >
Saúde emocional: o que a quarentena nos mostrou sobre ser feliz?

Saúde emocional: o que a quarentena nos mostrou sobre ser feliz?

A psicóloga Adriana Müller explica que, com a pandemia e o futuro sendo tão incertos, é necessário moldar a felicidade para o agora e olhar para pequenos atos cotidianos

Publicado em 25 de agosto de 2020 às 17:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher feliz
Adriana destaca que o sentimento da felicidade não é um bem estar contínuo, ela é uma escolha. (Freepik)

Em nossa sociedade, desde os tempos mais remotos, o homem está em busca da felicidade e de motivos para ser feliz. Mas como em meio a uma pandemia com mais de 115.309 mil mortos no país é possível falar em felicidade? E principalmente, como essa quarentena nos mostrou o que é a felicidade?

Segundo a psicóloga Adriana Müller, comentarista da Rádio CBN Vitória, ainda não é possível concluir se a quarentena mostrou o que é a felicidade, mas ela mostrou para muitos como ser feliz com a presença dessa situação. Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o quadro CBN e a Família desta terça-feira (25), a psicóloga ressalta que, anteriormente a felicidade estava ligada com o sentimento futuro, onde muitos indivíduos ainda acreditavam encontrá-la um dia, mas a com a pandemia esse futuro é incerto e é necessário moldar a felicidade para o agora.

Aspas de citação

A pandemia veio para mostrar como o futuro é incerto. Cada vez mais somos levados a pensar de forma crítica, pensar de forma consciente de maneira geral: como vou pensar, como vou agir com essa ação naquele momento. Com isso, as pessoas têm pensado em como trazer essa felicidade para o agora

Adriana Müller
Psicóloga 
Aspas de citação

A psicóloga explica que a felicidade é classificada como um bem estar subjetivo. É um sentimento pessoal: o que é alegria para um determinado indivíduo não é alegria para outro.  Essa alegra é o resultado da expectativa com a realidade, quando esses dois elementos estão bem alinhados, a probabilidade de um bem-estar pessoal é muito mais eficaz.

Adriana destaca que o sentimento da felicidade não é um bem estar contínuo, é uma escolha. A partir da pandemia, nos tempos agitados notamos cada vez mais como a felicidade tem a ver com coisas simples, as quais podem ser moldadas e realizadas a partir de nossas escolhas. Por esse motivo, é um equívoco pensar que a felicidade vai ocorrer o tempo todo. 

Aspas de citação

A vida é feita de situações boas, mas também podemos passar por dificuldades, com isso temos que começar a treinar o nosso cérebro e desenvolver o olhar para perceber em que mesmo em uma situação de confusão podemos ter um momento de bem estar

Adriana Müller
Psicóloga
Aspas de citação

No momento anterior à pandemia vivíamos no modo “automático”, realizando variadas tarefas no dia a dia sem analisar em qual caminho elas iriam nos levar,  mas ultimamente, só no simples ato de realizar uma lista com todas as situações e momentos  que acontecem todos os dias e nos alegram, conseguimos resgatar a simplicidade e o olhar para si mesmo.

Ainda segundo Adriana, existem algumas maneiras de encontrar felicidade durante esse período delicado: seja parando e meditando, fazendo uma oração, escutando uma música, no momento em que degustamos uma comida gostosa ou estamos na companhia de nossa família, tudo isso ajuda a tornar a vida mais calma e positiva.  "Dessa forma, também lembramos todos os dias que a felicidade está dentro de cada um de nós", finaliza. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais