> >
Mito ou verdade: correr de máscara pode causar danos à saúde?

Mito ou verdade: correr de máscara pode causar danos à saúde?

Correr de máscara faz mal? Existe algum tipo de acessório ideal? Educador físico explica que exercícios de ritmo moderado devem priorizados para garantir maior comodidade durante as atividades

Publicado em 13 de agosto de 2020 às 19:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher correndo com máscara de proteção facial
Optar por corridas de ritmo moderado e escolher máscaras mais amplas estão entre as recomendações para reduzir os riscos. (Freepik)

Com a redução do risco de contágio pelo coronavírus em várias cidades, fazer exercícios em locais abertos já voltou a fazer parte da vida de muita gente. A corrida é uma das atividades mais praticadas nesta retomada e várias dúvidas surgem sobre o uso de máscaras durante a prática do exercício.

De acordo com o educador físico João Siqueira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda o uso da máscara nessas situações. “Além de tornar a respiração mais desconfortável, o suor pode molhar a máscara, e deixá-la mais pesada, dificultando ainda mais a captação de ar e promovendo o crescimento de vírus e bactérias”, explica.

O ideal é que exercícios de ritmo moderado, incluindo a corrida, sejam priorizados para desacelerar o umedecimento das máscaras e garantir maior comodidade durante as atividades.

O uso de máscara interfere nas trocas gasosas?

Aspas de citação

O atrito do tecido com o rosto é que causa uma agonia e ocasiona essa sensação, mas isso não interfere nas trocas gasosas

Jéssica Polese
Pneumologista
Aspas de citação

A pneumologista Jéssica Polese afirma que, desde que as máscaras não sejam profissionais - que possuem maior vedamento - não há problemas. “Uma máscara comum, de tecido, pode ser usada tranquilamente pra corridas e outras atividades", explica.

Segundo a médica, é preciso tomar cuidado apenas quando a máscara colapsa no rosto, o que pode causar a sensação de falta de ar e sufocamento. “O atrito do tecido com o rosto é que causa uma agonia e ocasiona essa sensação, mas isso não interfere nas trocas gasosas. O ideal pra evitar este tipo de desconforto é optar por uma máscara com mais espaço, que reduza o atrito”, explica.

Como reduzir os riscos?

O personal trainer João Siqueira diz que manter a distância de outras pessoas ainda é essencial. (Arquivo pessoal)

A principal orientação de João Siqueira é correr em locais com o fluxo menor de pessoas. “Se ideia for manter a resistência cardiorrespiratória, a pessoa pode ainda alugar ou comprar equipamentos como esteiras ou bicicleta para treinar em casa".

Atentar-se à intensidade dos exercícios também é importante. “Não oriento as pessoas a praticarem exercícios de alta intensidade. Isso pode comprometer o sistema imunológico e deixar a pessoa mais vulnerável ao vírus”, explica João. Ele diz ainda que, mesmo sabendo que a orientação da OMS é não usar máscaras durante a prática, é importante ressaltar que alguns estados e cidades têm suas próprias recomendações que, nesse caso, devem ser seguidas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais