> >
Aleitamento materno previne obesidade infantil, diz pesquisa

Aleitamento materno previne obesidade infantil, diz pesquisa

Estudo divulgado pelo periódico médico Journal of Clinical Investigation afirma que  a amamentação é um fator protetor contra a obesidade tanto na infância quanto na vida adulta

Publicado em 25 de agosto de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher amamentando bebê
Agosto Dourado: movimento incentiva o aleitamento materno. (shutterstock)

Agosto é conhecido por ser o mês do incentivo ao aleitamento materno. É o chamado Agosto Dourado, durante o qual diversas ações com foco no incentivo à amamentação, e consequente divulgação de seus benefícios para a criança, são realizadas em todo o mundo. De todos os benefícios divulgados, um em especial chama a atenção: a amamentação é um fator protetor contra a obesidade, tanto na infância quanto na vida adulta.

É o que sugere um recente estudo publicado no Journal of Clinical Investigation, periódico médico mensal publicado pela Sociedade Americana de Investigação Clínica. De acordo com a médica endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), regional Espírito Santo, Flavia Tessarolo, o estudo demonstrou que o leite materno possui propriedades que possibilitam a proteção contra a obesidade.

“O leite materno contém uma gordura chamada Alquilglicerol (AKG), que permite o desenvolvimento da gordura marrom nos bebês. Trata-se de um tipo de gordura que gera calor a partir de energia. Com isso, quanto mais gordura marrom, maior a proteção contra o ganho de peso, pois a energia que seria acumulada é dissipada na forma de calor”, explicou.

LEITE DE VACA

De acordo com a especialista a AKG é encontrada apenas no leite de algumas espécies animais e não existem outras fontes dessa gordura na natureza. Vale ressaltar que o leite de vaca, muito comum na casa das pessoas, não possui AKG em sua composição.

“A constatação desse estudo veio em um bom momento, afinal, vivemos uma pandemia de obesidade, uma doença crônica e que possui várias causas. Com isso, incentivar o aleitamento materno é uma forma de auxiliar na prevenção do ganho de peso nas crianças e também nos adultos, para que assim sejam indivíduos mais saudáveis”, completou a endocrinologista.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais