> >
8 exercícios para despertar o corpo antes de sair da cama

8 exercícios para despertar o corpo antes de sair da cama

A preguiça bate e você tem dificuldades para dar um ‘start’ no seu dia? Aprenda uma sequência leve e curta para ser realizada diariamente com a finalidade de despertar o corpo tranquilamente

Publicado em 28 de maio de 2020 às 15:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Exercícios ao acordar
Fazer exercícios ao acordar ajuda o corpo a entrar no ritmo dos dias da quarentena. (melissarahal / Freepik)

Bateu aquela preguiça de sair da cama? Aproveite esse momento para começar a movimentar o corpo. Sem sair de casa e, muitas vezes, de pijama o tempo todo,  muita gente tem dificuldades para dar um ‘start’ real no dia. Ao acordar, os músculos estão mais rígidos, toda a parte circulatória está fluindo de maneira diferente por estar há várias horas na mesma posição. Criar um ritual ao despertar ajuda a ativar todo o organismo com tranquilidade, preparando o corpo para mais um dia de rotina agitada.

“Realizar exercícios pela manhã promove a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, melhora o humor e ainda contribui na redução dos níveis de estresse. Não é necessário praticar exercícios de alta intensidade para obter os benefícios. Na cama, é possível colocar em prática exercícios de alongamento, mobilidade, fortalecimento e meditação”, orienta Stephanie Heidorn, educadora física na Bodytech.

Segundo a especialista, é importante retirar o travesseiro para manter o alinhamento e, assim, proporcionar a sensação de estar em cima de um colchonete. A realização dos exercícios deve ser de maneira lenta e progressiva. Afinal, a ideia é despertar e preparar o corpo para a rotina do dia a dia.

A educadora física listou oito exercícios para você realizar diariamente ao acordar:

1 - Abrace as pernas e mantenha a cabeça apoiada na cama. Sustente essa posição por 20 segundos.

2 - Abrace apenas uma das pernas e estenda a outra na cama, imagine que quer alcançar algo com o pé que está esticado. Fique nesta posição por 20 segundos e troque a perna.

3 - Passe um cinto ou uma faixa em um dos pés e estenda a perna para o teto, sentindo alongar a parte posterior da sua perna. Deixe a perna que está sem faixa flexionada ou estendida sobre a cama. Sustente por 20 segundos e troque a perna.

4 - Deite-se de lado com as pernas flexionadas, leve um dos braços para o lado, abrindo os braços e fazendo uma torção de tronco. Retorne para a posição inicial e repita esse movimento por cinco vezes para cada lado.

5 - Leve os braços para trás, estenda as pernas e espreguice. Permaneça assim por 10 segundos.

6- Suba o seu tronco, abraçando as pernas e desça estendendo os braços e pernas. Repita este movimento 10 vezes.

7 - Apoie os pés na cama, com o joelho flexionado, suba e desça o quadril. Faça isso mantendo pés, cabeça e ombros apoiados na cama. Faça o movimento por 10 vezes.

Este vídeo pode te interessar

8 - Sentado na cama com os pés apoiados no chão, levante-se e sente-se novamente. Faça uma série de 10 repetições.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais