Publicado em 15 de setembro de 2021 às 08:26
Produzir um xampu sob medida para o cabelo de cada cliente em larga escala. Esse é o desafio que startups tentam vencer a partir do uso de inteligência artificial. No modelo de negócios da JustForYou e de sua concorrente MeuQ, consumidoras respondem a questionários online com cerca de 20 perguntas envolvendo características do cabelo, rotinas, informações sobre alimentação e objetivos. >
Com esses dados, o sistema de inteligência artificial desenvolvido pelas startups decide qual a fórmula mais adequada para cada consumidora, levando em consideração um grupo de cem ativos diferentes. >
Caio de Santi, presidente da Beauty for You, diz que são levados em conta na hora de o algoritimo fatores como se ela pratica natação ou vai com frequência à praia, temperatura da região onde mora, se os cabelos são longos ou curtos e se passam por alisamento. "Atualmente, o xampu sempre recebe o mesmo perfume. No futuro, será possível personalizar a fragrância", diz.>
A startup também oferece linha de leave-in (creme para pentear) e máscara hidratante. A empresa prevê faturamento de R$ 30 milhões neste ano. >
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Os itens são produzidos pela própria startup, em laboratório na cidade de Vinhedo (SP). Inicialmente a produção era manual. Agora, a empresa busca automatização a partir da adoção de equipamentos que também precisaram ser feitos sob medida. >
A companhia foi criada com investimento de R$ 1,5 milhão dos sócios. Mais tarde, recebeu recursos, de valor não divulgado, do fundo Neuron, da farmacêutica Eurofarma. >
Pedro Nunes, sócio da MeuQ, diz que no mercado convencional as clientes têm suas escolhas restritas aos padrões de cabelo indicados pelas grandes indústrias. Sua startup, ao contrário, permite a criação de um produto próprio para cada pessoa. Caso a fórmula não agrade, a startup está aberta a receber feedbacks para ajustar o que é vendido.>
Segundo o empresário, além de usar a inteligência artificial para montar fórmulas, a ferramenta também ajuda a mapear estudos para entender propriedades de diferentes ativos que possam ser incluídos nas fórmulas da empresa. >
Para tentar fidelizar clientes, a empresa oferece planos de assinatura mensal. "Queremos ser o único produto no box da consumidora", afirma. >
Segundo Nunes, a empresa entra no mercado atendendo o segmento de alta renda, mas seu objetivo é tornar a personalização um luxo acessível para mais pessoas conforme seu negócio amplie a produção e as vendas. Além de xampu, a startup oferece condicionador e leave-in. >
Outro segmento alvo de personalização em formato semelhante é o de suplementos alimentares. >
A Vitamine-se chegou ao mercado em março usando metodologia semelhante à das empresas do setor cosmético. No caso, cria kits que podem combinar 19 nutrientes diferentes próprios dependendo do perfil e da necessidade de cada consumidor. >
Gabriel Capitian, sócio da empresa, diz que muitos consumidores gostariam de consumir suplementos, mas têm dúvidas sobre o que escolher quando se deparam com uma série opções no varejo. >
"Com a inteligência artificial, consigo uma recomendação muito mais acurada do que vendendo na prateleira." >
Segundo o empresário, a startup indica que o cliente procure nutricionistas em casos em que seu sistema identifica possibilidade de algum problema de saúde que possa requerer mais atenção.>
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