> >
T-shirts com mensagens motivacionais viram ‘trend’ durante pandemia

T-shirts com mensagens motivacionais viram ‘trend’ durante pandemia

Camisas com estampas e frases de otimismo e conscientização passam a fazer parte da luta contra a Covid-19

Publicado em 19 de maio de 2020 às 17:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Estampas delicadas e cheias de significado roubam a cena.
Estampas delicadas e cheias de significado roubam a cena. (Carol Machado / Divulgação "Olu Olu")

Desde o início da pandemia, mensagens motivacionais e de conscientização têm ocupado diferentes espaços desde folhetos e conteúdos postados em redes sociais à projeções de frases em prédios. Algumas mensagens agradecem aos profissionais de saúde, outras reforçam os cuidados com a higiene, por exemplo. Frases de otimismo, como “Nada dura para sempre". "Tudo é aprendizado” e “Aguente firme. Vamos vencer juntos” também aparecem bastante.

Ao que tudo indica, chegou a hora de a moda fazer parte desse movimento. Máscaras diferenciadas e estilosas surgem para incentivar o uso do “acessório” e blusas com frases e estampas que carregam essas mensagens começam a aparecer timidamente para fortalecer essa luta de todos no enfrentamento à pandemia.

Em abril, o cantor Harry Styles colocou à venda, em seu site oficial, uma camisa estampada com as frases: “Stay Home. Stay Safe. Protect Each Other”. Em português, “Fique em casa. Fique seguro. Protejam uns aos outros”. A renda arrecadada com as camisetas é revertida para o Fundo de Resposta Solidária à Covid-19.

Camisa Harry
As camisas são vendidas por US$ 26 e podem ser adquiridas no site oficial do cantor. (Divulgação)

“Em momentos como esse, é mais importante do que nunca relembrar o poder das pessoas. Se você pode ajudar, por favor doe o que pode. Fique em casa, isolado e proteja os outros. Trate os outros com bondade”, escreveu Harry em comunicado oficial.

Moda e solidariedade

E foi pensando nisso que a marca capixaba Olu Olu resolveu entrar na onda e passou a comercializar t-shirts que conscientizam suas clientes e seus seguidores sobre a importância do uso de máscara através de uma estampa muito especial e cheia de representatividade.

Luana Romanel é a diretora criativa da marca e conta que a ideia da peça surgiu a partir do desejo de ajudar outras pessoas. “No começo da quarentena percebi o quanto as pessoas estavam ajudando as outras. Comecei a pensar como poderia fazer a minha parte e também ajudar”, diz.

Além do valor simbólico das camisas, Luana fala sobre outro desafio: fazer a peça circular e atingir cada vez mais pessoas em tempos de crise. “Vender na quarentena não é fácil, ninguém quer comprar mais uma blusinha. As pessoas estão em casa, com salários reduzidos e várias funções extras. Por isso, em meio a toda essa loucura pensei: vou criar uma t-shirt e doar parte do lucro para algum projeto. Pronto, decidido!”, relembra empolgada.

Aspas de citação

Decidi que uma parte do lucro das camisas iria alimentar pessoas

Luana Romanel
Diretora Criativa da Olu Olu
Aspas de citação

O projeto beneficiado se chama Kombi Fraterna, formado por um grupo que distribui refeições pelas ruas de Vitória.”Depois das camisas prontas, conversei com a Paula França que faz parte de um projeto incrível e decidi que uma parte do lucro das camisas iria alimentar pessoas”, conta a diretora de criação.

Este vídeo pode te interessar

A recepção do público foi bastante satisfatória e o projeto - e as doações - já estão na terceira semana. “Sem dúvida a estampa de máscara vai ficar pra sempre no meu coração, uma peça linda e cheia de significados”, conclui Luana Romanel.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais