> >
Pressão social: os riscos de se cobrar por uma "criança exemplar"

Pressão social: os riscos de se cobrar por uma "criança exemplar"

Psicóloga Adriana Müller alerta para os grandes níveis de cobrança e destaca que a necessidade de educar “filhos perfeitos” é uma forma sutil e indireta de dar ao mundo crianças infelizes

Publicado em 13 de maio de 2021 às 18:55

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Lei Federal garante “escuta especializada” da criança em casos de violência sexual
Psicólogos alertam para os grandes níveis de cobranças que são impostos às crianças. . (Pixabay)

Todo adulto quer estar próximo de uma criança considerada como “exemplar” pela sociedade à sua volta: uma que obedece aos mais velhos, é educada, estuda e se porta bem. Entretanto, os psicólogos alertam e questionam: “será que em algum lugar do planeta Terra existe uma criança desse nível?”. A psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória, Adriana Müller alerta para os grandes níveis de cobrança e destaca que a necessidade de educar “filhos perfeitos” é uma forma sutil e indireta de dar ao mundo crianças infelizes.

Segundo a psicóloga, devido ao nível de maturidade cognitiva afetiva a criança não apresenta essa desenvoltura completa. "As crianças estão em sua fase de errar, a aprendizagem é feita em qualquer interação dela com o meio ao seu redor, ela está aprendendo a lidar com o mundo, tudo é muito novo, feito de tentativas e erros", afirma.

A especialista ressalta que as grandes exigências durante a fase da infância deixam marcas irreversíveis no cérebro do adulto. "O indivíduo cresce a achar que nunca é suficientemente competente ou perfeito no cumprimento dos ideais que lhe foram incutidos. É preciso cortar esse vínculo limitante que veta a nossa capacidade de sermos felizes", destaca. 

Diante disso, Adriana conclui que para ajudar a esses considerados "pequenos seres" a se tornarem bons adultos, e até mesmo grandes cidadãos no futuro, não são necessários atos grandiosos, mas pequenas ações todos os dias. Existe um ideal de criança exemplar, mas temos que ajudar a criança a se sentir bem com ela mesma e entrar nas relações sociais. "Crianças assimilam e aprendem as coisas de uma maneira muito rápida e prática, por isso não são necessárias cobranças que possam gerar infelicidade e futuras frustrações", conclui. 

ALGUNS CUIDADOS COM AS CRIANÇAS: 

  • 01

    CUIDADO COM AS CRÍTICAS

    A psicóloga sugere que os pais troquem o: "você é" pelo "hoje você está", sendo de extrema importância que pais tomem cuidado com os rótulos, repetições e afirmações negativas, nos quais as crianças podem se prender, tornando um obstáculo futuro. 

  • 02

    NÃO CONDICIONE O AFETO

    Ao longo dos primeiros anos de vida, as crianças  precisam de carícias, abraços, beijos e palavras carinhosas que estimulem o seu crescimento e amadurecimento cerebral. "Dessa forma não devemos dizer 'não gosto de você' ou 'vou embora por sua culpa', pois os pequenos vão acreditar que o afeto só é possível em troca de algo", explica. 

  • 03

    COBRANÇAS EXCESSIVAS POR MÚLTIPLAS TAREFAS

    Assim como os adultos, os pequenos têm aptidões, gostos e preferências - e também podem ficar sobrecarregados com muitas atividades. "Não há problema em pequenas cobranças naturais do dia a dia, mas deve-se ficar muito atento com as cobranças de uma perfeição que não existe, afinal, ninguém é perfeito", conclui. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais