> >
Coronavírus: por que podemos ter medo do retorno ao convívio social?

Coronavírus: por que podemos ter medo do retorno ao convívio social?

Especialistas explicam que é preciso se expor de forma gradual, até perceber que a rua pode ser novamente um lugar seguro. Mas, claro, desde que as regras sejam respeitadas. O retorno também pode gerar ansiedade, estresse e inquietação

Publicado em 8 de junho de 2020 às 16:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
De olho no retorno das atividades.
De olho no retorno das atividades. "Precisamos ser gentil conosco nessa hora. Cada um vai ter uma experiência muito individual", diz psicóloga. . (Freepik)

Já tem mais dois meses que a maior parte da população teve que aprender a viver em isolamento dentro de casa. Agora, à  medida que as regras de distanciamento vão se afrouxando, muita gente que estava adaptada ao formato da quarentena, começa a sentir uma agonia. E a pergunta que paira no ar é:  "Como sair de casa e voltar ao convívio social sem ter medo?". 

A psicóloga comportamental Letícia Santana diz que é normal sentirmos medo na medida que, gradualmente, será possível voltar para as atividades que tínhamos pré-pandemia. "Estamos falando de medo, que é um processo de adaptação natural do ser humano". Ela explica que, biologicamente falando, há dois meses precisamos convencer o cérebro da importância de ficar dentro de casa, já que a rua tinha se tornado um local perigoso. Agora teremos que descondicionar o cérebro com essa ideia. "Imagina como funciona a cabeça de alguém que levou 2 meses construindo a ideia que a rua é perigosa, um sentimento involuntário e inato do medo. A partir de agora teremos que ter a sensação momentânea da desconstrução de algo que foi construído", ressalta.

Letícia conta que esse movimento não é fácil e, que cada pessoa, vai se adequar de uma forma. "A pessoa vai ter que perceber que existe um ambiente lá fora que pode, sim, ser seguro e ir se adaptando novamente. Precisamos ser muito gentil conosco nessa hora. Cada um vai ter uma experiência muito individual".

Tenha paciência

O retorno às ruas e ao que as pessoas têm chamado de'novo normal' pode gerar ansiedade, inquietação, estresse e medo de um futuro que  desconhecemos.  "É como se a vida voltasse ao normal e eu sofresse com os efeitos colaterais do que foi vivido. É uma relação do cérebro com as emoções", diz a psicóloga Milena Careta. 

Ela também concorda que ter medo é normal, já que a casa virou refúgio nesse período, se tornando um lugar seguro.  "E a volta para o mundo nos deixa inseguros, já que o vírus não sumiu, a doença não desapareceu e não existe vacina. Nesse momento isso vai gerar angústia, medo, entre outros sentimentos", explica Milena. 

Aspas de citação

Comece com pequenos movimentos como levando o lixo na rua ou indo até à padaria.

Milena Careta
Psicóloga
Aspas de citação

Para ela, a volta exige o básico, como se programar e criar uma rotina, além de ir se expondo gradualmente até perceber que a rua pode ser novamente um lugar seguro.  "Esse momento exige preparo, comece com pequenos movimentos como levando o lixo na rua ou indo à padaria. Faça da rotina da casa o que  era rotina antes da pandemia. E tenha paciência consigo mesmo, não exigindo muito e tudo de uma vez, já que é um momento novo para todo mundo", aconselha Milena Careta. 

Sinal de alerta

Em que momento esses sentimentos podem estar passando dos limites? Letícia Santana explica que o sinal de alerta é quando o medo paralisa a pessoa. Aí é preciso buscar ajuda profissional.  "Devemos ligar o alerta quando a sensação é de paralisa do físico,  de não querer sair de jeito nenhum!  E também de paralisia do cognitivo, parar de produzir, de ter ideias... Precisamos voltar a ter o controle de nós mesmos".  

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais