> >
Trump anuncia imposição imediata de sanções econômicas adicionais ao Irã

Trump anuncia imposição imediata de sanções econômicas adicionais ao Irã

"Essas sanções permanecerão [em vigor] até o Irã mudar de comportamento", acrescentou

Publicado em 8 de janeiro de 2020 às 16:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
"Enquanto eu for presidente, o Irã nunca terá uma arma nuclear", voltou a dizer. (Reprodução/Twitter @realdonaldtrump)

O presidente americano, Donald Trump, anunciou em pronunciamento há pouco, na Casa Branca, que vai impor sanções econômicas adicionais ao Irã "imediatamente". "Essas sanções permanecerão [em vigor] até o Irã mudar de comportamento", acrescentou.

As declarações foram feitas após o regime iraniano ter lançado ontem mísseis a bases militares utilizadas por forças americanas no Iraque, na sequência de um ataque aéreo feito pelo governo americano em Badgá e que culminou na morte do general iraniano Qassim Suleimani, que comandava as Força Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã.

Após o ataque iraniano de ontem, Trump afirmou que o Irã "parece estar se resignando, o que é uma coisa boa". O republicano elogiou as forças militares de seu país, "mais fortes do que nunca", mas afirmou que espera não precisar utilizá-las na hipótese de um conflito com a nação persa. Mesmo assim, disse que o Exército dos Estados Unidos está preparado para "qualquer coisa".

"Toleramos o comportamento do Irã por muito tempo, mas esses dias terminaram", atacou Trump. Ele defendeu que o Ocidente trabalhe "junto" por um acordo com o regime iraniano que torne o mundo "um lugar mais seguro". O governo americano deixou o acordo nuclear de 2015 com o Irã e, após a escala de conflitos na última semana, o país persa afirmou que também não o cumprirá mais. "Enquanto eu for presidente, o Irã nunca terá uma arma nuclear", voltou a dizer.

Trump também anunciou que vai pedir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que se torne "muito mais envolvida" nas questões no Oriente Médio.

Este vídeo pode te interessar

"Suleimani deveria ter sido eliminado muito antes", afirmou Trump. Ele defendeu que o Irã abandone "suas ambições nucleares" e acabe com seu "apoio ao terrorismo". Ele apontou ainda que nenhuma vida foi perdida após o lançamento dos mísseis, graças aos preparativos de segurança feitos com antecedência.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais