> >
Com crise na saúde, Portugal envia pacientes de Covid-19 para a Áustria

Com crise na saúde, Portugal envia pacientes de Covid-19 para a Áustria

Portugueses aderiam ao isolamento social no início da pandemia, mas depois relaxaram e o sistema de saúde já não comporta os doentes

Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 17:41- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Portugal chegou a ter dias sem nenhuma morte por Covid-19, mas tendência se reverteu
Portugal chegou a ter dias sem nenhuma morte por Covid-19, quando ruas e locais públicos ficaram vazios, mas os portugueses já não seguem as medidas de restrição e a tendência se reverteu. (Câmara Municipal de Lisboa)

O primeiro-ministro da Áustria, Sebastian Kurz, informou neste domingo (31) no Twitter que seu país receberá pacientes de Portugal que necessitam de unidades de terapia intensiva. A medida é adotada em momento de piora na pandemia da Covid-19 em terras portuguesas.

Kurz disse que a "solidariedade europeia" faz seu país ajudar de forma "rápida e desburocratizada" os que precisam. Ele lembra que a Áustria já aceitou pacientes em quadro grave de França, Itália e Montenegro nesta pandemia.

O anúncio foi feito após contato entre Kurz e o primeiro-ministro português, António Costa. Não foi divulgada a informação sobre quantos pacientes seriam transferidos.

Segundo o jornal Público, a Alemanha enviará, por meio de suas Forças Armadas, médicos e equipamentos para auxiliar Portugal a enfrentar a crise de saúde.

Portugueses aderiam ao isolamento social no início da pandemia, mas depois relaxaram e o sistema de saúde já não comporta os doentes.

De acordo com o jornal "Público", Portugal está de novo em confinamento geral. Ainda assim, o movimento de pessoas na rua só diminuiu 30% nos primeiros dias. Em alguns locais, pessoas alugam cachorros para passear e, assim, ter uma alegação para ir à rua.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais