Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Mundo
  • China ordena que EUA fechem consulado em Chengdu, após decisão sobre Houston
Resposta

China ordena que EUA fechem consulado em Chengdu, após decisão sobre Houston

O ministério da China disse que a decisão é uma 'resposta legítima e necessária para o comportamento irracional dos Estados Unidos'

Publicado em 24 de Julho de 2020 às 08:59

Redação de A Gazeta

Publicado em 

24 jul 2020 às 08:59
Bandeira da China
Em retaliação aos EUA, a China ordenou o fechamento do consulado dos Estados Unidos em Chengdu Crédito: Pixabay
Pequim ordenou o fechamento do consulado dos Estados Unidos em Chengdu, no sudoeste chinês, em retaliação contra a decisão de Washington de fechar o consulado chinês em Houston (Texas). Em comunicado, o ministério de Relações Exteriores da China disse que informou a embaixada americana em Pequim na manhã desta sexta-feira (24), da ordem para que o consulado em Chengdu encerre todas as operações e atividades. A China não deu detalhes sobre o prazo para o fechamento. A embaixada dos Estados Unidos em Pequim não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O ministério disse que a decisão é uma "resposta legítima e necessária para o comportamento irracional dos Estados Unidos", citando a demanda abrupta de Washington na última terça-feira (21), para que o consulado chinês fechasse - com o argumento de que o local era utilizado para espionagem de cidadãos americanos.
O corpo diplomático do consulado dos EUA em Chengdu vinha interferindo em assuntos internos do país asiático, afirmou o Ministério de Relações Exteriores chinês. Ainda segundo o ministério, o consulado chinês em Houston continua em operação.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Osvaldo Maturano foi condenado a ressarcir o erário e pagar multa no mesmo valor após a Justiça apontar uso de servidores do gabinete para fins privados; decisão é do dia 27 de abril e ainda cabe recurso
Presidente da Câmara de Vila Velha é condenado por uso de assessores em serviço particular
Senac tem vagas abertas cursos em diversas áreas de conhecimento
Senac abre 3.000 vagas em mais de 150 cursos de graça no ES
Vitrine de presentes de dia das mães
Dia das Mães: 80 presentes de beleza para celebrar a data em 2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados