> >
Biden cobra de inteligência relatório sobre origem da Covid na China

Biden cobra de inteligência relatório sobre origem da Covid na China

O democrata ressaltou que, quando tomou posse, exortou Pequim a fornecer ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças informações sobre o vírus

Publicado em 26 de maio de 2021 às 15:39

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Joe Biden criticou a política ambiental de Trump e citou o Brasil
O presidente Biden cobrou uma investigação sobre a origem do vírus. (Reuters/Folhapress)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou nesta quarta-feira que instruiu as agências de inteligência americanas a intensificarem as investigações sobre a origem do coronavírus na China e cobrou um relatório com os resultados em até 90 dias. "Os EUA também continuarão trabalhando com parceiros com ideias semelhantes em todo o mundo para pressionar a China a participar de uma investigação internacional completa, transparente e baseada em evidências e fornecer acesso a todos os dados e evidências relevantes", afirmou, em comunicado.

O democrata ressaltou que, quando tomou posse, exortou Pequim a fornecer ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) informações sobre o vírus. "A falha em colocar nossos inspetores no local naqueles primeiros meses sempre dificultará qualquer investigação sobre a origem da Covid-19", ressaltou.

Segundo Biden, em abril, a inteligência americana revelou um relatório que detalha conclusões a respeito das dúvidas sobre o coronavírus surgiu de um acidente de laboratório ou se passou de um animal a um ser humano. "Até o momento, a Comunidade de Inteligência dos EUA 'se uniu em torno de dois cenários prováveis', mas não chegou a uma conclusão definitiva sobre esta questão", explicou.

Os EUA lideram uma campanha internacional para pressionar a China a melhorar a transparência sobre os eventos iniciais que levaram à disseminação do vírus em Wuhan. No início do ano, uma missão de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) esteve no país asiático para apurar o caso, mas os resultados foram inconclusivos.

No último domingo, uma reportagem do jornal The Wall Street Journal reacendeu o debate ao revelar que três pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan procuraram cuidados hospitalares em novembro de 2019, antes do início da epidemia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais