> >
Alemanha prevê pico em UTIs e ministro diz que vacinação evitaria o cenário

Alemanha prevê pico em UTIs e ministro diz que vacinação evitaria o cenário

Segundo o ministro de Saúde alemão, Jens Spahn, 4.800 pessoas infectadas com Covid estão em tratamento intensivo no país

Publicado em 3 de dezembro de 2021 às 11:37

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Coronavírus
Segundo ministro, 4.800 pessoas infectadas com Covid estão em tratamento intensivo na Alemanha. (Pixabay)

Alemanha prevê que atingirá "um novo pico de hospitalizações por Covid-19 em UTIs por volta do Natal", afirmou o ministro de Saúde alemão, Jens Spahn, nesta sexta-feira (3), durante coletiva de imprensa. A informação foi divulgada pela CNN dos Estados Unidos.

Segundo o ministro, 4.800 pessoas infectadas com Covid estão em tratamento intensivo no país. Para evitar mais casos graves e a circulação do vírus, a Alemanha anunciou um lockdown parcial para não vacinados na quinta (2).

Neste caso, o governo diz que as pessoas só terão acesso livre a serviços essenciais, como mercados, farmácias e padarias.

O ministro Spahn ressaltou que médicos e equipes de enfermagem estão enfrentando uma enorme pressão. Ele afirmou que a Alemanha tem vacinas suficientes para atingir a meta de 30 milhões de doses de reforço até o Natal.

Apenas 10 milhões dos 55 milhões de adultos vacinados na Alemanha receberam a dose adicional.

Ao lado do ministro alemão, o chefe do Instituto Robert Koch, Lothar Wieler, alertou para o aumento de mortes por Covid-19 nas próximas semanas. "Não temos um dia a perder. Devemos reduzir o número de casos de novas infecções diárias, bem como a taxa de incidência para quebrar a quarta onda na Alemanha."

A poucos dias do inverno, a tensão para conter o avanço do coronavírus já afetava a Alemanha e o cenário se agravou com a recém-descoberta variante ômicron do novo coronavírus.

O Parlamento alemão vai debater uma lei para tornar obrigatória a vacinação contra o novo coronavírus, medida já anunciada pela vizinha Áustria e que é defendida pelo atual vice-chanceler alemão, Olaf Scholz.

Vivendo um período de transição de governo, o país enfrenta o pior momento da pandemia em termos de novos casos. A taxa de vacinação é de pouco menos de 70% da população, se aproximando da média da União Europeia, mas é inferior a de países como Portugal e Irlanda.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a Alemanha é o segundo país no mundo com mais contágios nos últimos 28 dias (1,3 milhão), atrás apenas dos Estados Unidos (2,4 milhão).

Já o número semanal de mortes - foram 1,83 mil óbitos na semana passada - é o mais alto desde o início de março.

Virologistas atribuem a quarta onda de Covid, que se espalha na Europa e pode sobrecarregar as unidades de tratamento intensivo, à resistência de uma grande parcela da sociedade à vacinação. Eles também criticam políticos por agirem tarde demais.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais