Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 09:50
- Atualizado há 5 anos
Conforto, segurança e conectividade são as apostas da Volkswagen para o Taos entrar na briga dos SUVs, segmento que mais cresce no país. O novo utilitário esportivo da montadora é o primeiro produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O modelo chega ao mercado brasileiro a partir do segundo trimestre e conta com a missão de desbancar o Jeep Compass, o mais vendido do segmento. >
Desenvolvido a partir da Estratégia Modular MQB, modelo de arquitetura do Grupo Volkswagen que auxilia na redução do peso total, o Taos chega com um motor 250 TSI de 150 cv e torque de 25,5 kgfm. Com tração dianteira e freio a disco nas quatro rodas, o modelo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 194 km/h.>
Além de prometer ultrapassagens mais seguras, ele também possui um sistema de transmissão automática de seis marchas (AQ250) que permite as trocas sequenciais de câmbio ou shift paddles no volante.>
No Brasil, o novo modelo ocupa o posto de SUV médio premium, entre o T‑Cross e o Tiguan. O Taos tem 4,461m de comprimento e 1,841m de largura, sendo 90 cm do balanço dianteiro e 88,1 cm do balanço traseiro. >
>
No quesito segurança, o Taos tem suspensão independente nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico. O modelo inclui câmera de ré e detectores de tráfego traseiro e pontos cegos. Nos retrovisores externos o recolhimento é automático.>
Com espaço para toda a família, o utilitário esportivo traz ainda porta-malas de 498 litros e tanque de combustível de 51 litros. Além disso, ele também vem equipado com ar-condicionado Climatronic Dual-Zone, que possibilita ao motorista e passageiro o controle das temperaturas mais convenientes de forma eletrônica. >
A montadora ainda não divulgou todos os detalhes e como serão equipadas as versões, mas deve fazer a apresentação final do SUV até o final do trimestre. Com o desafio de superar a concorrência e desbancar o Jeep Compass, o Volkswagen Taos chega ao mercado prometendo itens exclusivos para o segmento. O primeiro é o detector de fadiga que monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço.>
Outra novidade é o sistema de frenagem pós-colisão. Ele atua em conjunto com o controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto a fim de reduzir as consequências de acidentes multicolisão. >
Entre os itens de segurança o destaque é o Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro da frente. O sistema ao identificar o automóvel freia e acelera o carro automaticamente.>
Além do ACC, o Taos também inclui a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detecção de pedestres, que identifica o risco de acidente ou atropelamento e alerta o motorista. >
Volkswagen Taos >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta