> >
Volkswagen Taos aposta em conforto e segurança para encarar rival

Volkswagen Taos aposta em conforto e segurança para encarar rival

Novo utilitário esportivo da montadora chega ao mercado brasileiro a partir do segundo trimestre para disputar espaço com o Jeep Compass

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 09:50- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Modelo Volkswagen Taos em asfalto.
Volkswagen Taos  chega com um motor 250 TSI de 150 cv. (Volkswagen/Divulgação)

Conforto, segurança e conectividade são as apostas da Volkswagen para o Taos entrar na briga dos SUVs, segmento que mais cresce no país. O novo utilitário esportivo da montadora é o primeiro produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O modelo chega ao mercado brasileiro a partir do segundo trimestre e conta com a missão de desbancar o Jeep Compass, o mais vendido do segmento.

Desenvolvido a partir da Estratégia Modular MQB, modelo de arquitetura do Grupo Volkswagen que auxilia na redução do peso total, o Taos chega com um motor 250 TSI de 150 cv e torque de 25,5 kgfm. Com tração dianteira e freio a disco nas quatro rodas, o modelo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 194 km/h.

Além de prometer ultrapassagens mais seguras, ele também possui um sistema de transmissão automática de seis marchas (AQ250) que permite as trocas sequenciais de câmbio ou shift paddles no volante.

No Brasil, o novo modelo ocupa o posto de SUV médio premium, entre o T‑Cross e o Tiguan. O Taos tem 4,461m de comprimento e 1,841m de largura, sendo 90 cm do balanço dianteiro e 88,1 cm do balanço traseiro.

No quesito segurança, o Taos tem suspensão independente nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico. O modelo inclui câmera de ré e detectores de tráfego traseiro e pontos cegos. Nos retrovisores externos o recolhimento é automático.

Com espaço para toda a família, o utilitário esportivo traz ainda porta-malas de 498 litros e tanque de combustível de 51 litros. Além disso, ele também vem equipado com ar-condicionado Climatronic Dual-Zone, que possibilita ao motorista e passageiro o controle das temperaturas mais convenientes de forma eletrônica.

Com espaço para toda a família, o Taos possui 4,461 m de comprimento e 1,841 m de largura, sendo 90 cm do balanço dianteiro e 88,1 cm do balanço traseiro.
Com espaço para toda a família, o Taos possui 4,461m de comprimento e 1,841m de largura, sendo 90 cm do balanço dianteiro e 88,1 cm do balanço traseiro. . (Volkswagen/Divulgação)

NOVIDADES NO SEGMENTO

A montadora ainda não divulgou todos os detalhes e como serão equipadas as versões, mas deve fazer a apresentação final do SUV até o final do trimestre. Com o desafio de superar a concorrência e desbancar o Jeep Compass, o Volkswagen Taos chega ao mercado prometendo itens exclusivos para o segmento. O primeiro é o detector de fadiga que monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço.

Outra novidade é o sistema de frenagem pós-colisão. Ele atua em conjunto com o controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto a fim de reduzir as consequências de acidentes multicolisão.

Entre os itens de segurança o destaque é o Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro da frente. O sistema ao identificar o automóvel freia e acelera o carro automaticamente.

Além do ACC, o Taos também inclui a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detecção de pedestres, que identifica o risco de acidente ou atropelamento e alerta o motorista.

FICHA TÉCNICA

Volkswagen Taos

  • Motor 1.4 Turbo 250 TSI de 150 cv.
  • Torque de 25,5 kgfm, entre 1.500 a 4.000 rpm
  • 1.420 kg.
  • Transmissão automática de seis marchas (AQ-250).
  • Sistema Start-stop.
  • Porta-malas de 498 litros.
  • Tanque de combustível de 51 litros.
  • Rodas de 18 polegadas.
  • Pneus 215/55 R18.
  • Painel composto por uma ‘ilha digital’ com duas telas de 10 polegadas.
  • Active Info Display.
  • VW Play.
  • Freio de estacionamento eletromecânico.
  • Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go.
  • Suspensão independente nas quatro rodas.
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB).
  • Sistema Kessy.
  • Capacidade para cinco pessoas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais