> >
Saiba a hora certa de trocar a bateria do carro

Saiba a hora certa de trocar a bateria do carro

Componente pode fazer sua viagem ser interrompida no meio do caminho

Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 09:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Especialistas alertam: o motorista deve estar atento à amperagem e ao tamanho da bateria, além de conferir os polos. (Freepik)

Entrou no carro, deu partida e não funcionou? Más notícias: há a chance de a bateria ter descarregado. Uma das coisas que logo vem à cabeça é que algum comportamento do motorista pode ter comprometido a vida útil da peça. É preciso atenção.

O consumo da bateria está diretamente ligado ao uso do veículo. Quando o automóvel possui apenas os itens de fábrica, ela pode durar de dois a dois anos e meio. Com a adição de acessórios, como som e faróis, a vida útil diminui. De qualquer forma, a peça pode apresentar sinais que caracterizam o fim do funcionamento.

Carlos Oliveira, mecânico da Vicar Centro Automotivo, afirma que, quando a bateria está para “arriar”, o veículo pode demorar a pegar, como se o motor estivesse fraco. “O carro pode até andar, mas pode parar no meio do caminho”, alerta.

Cuidados

Quanto à preservação do produto, Carlos afirma que isso não depende só do motorista. “A bateria costuma durar dois anos, mas pode acabar antes ou depois, independentemente do carro. É igual a celular, alguns têm uma bateria mais duradoura e outros não. Mas manter os faróis desligados e evitar o ar condicionado pode ajudar.”

Já Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), afirma que existem algumas situações causadas pelo dono do veículo que podem reduzir a vida útil. “Quando o motorista abastece o veículo flex com álcool em regiões mais frias, pode diminuir a vida útil porque o carro demora mais para esquentar o motor. Carros que ficam muito tempo parados na garagem e que possuem alarmes não originais também comprometem a validade.”

Boas práticas

Algumas atitudes do dono podem aumentar o tempo de uso da bateria. “Se o motorista mantiver o reservatório de partida a frio com gasolina Premium, que o prazo de validade dela é maior - cerca de 12 meses -, vai ter menos dificuldade de ligar o veículo. Nos carros que não têm esse reservatório, é preciso respeitar o aquecimento do motor. Se for instalar alarme, pergunte se ele não consome muita bateria, e evite deixar o som ligado”, exemplifica Alessandro.

Na hora de escolher o produto, a dica é não pensar só na economia. A bateria é um item essencial do veículo e o motorista precisa garantir a sua qualidade.

“A pessoa também tem que saber a amperagem correta. Comprar uma bateria com carga errada dará problema”, alerta o mecânico Carlos Oliveira.

“Se colocar a mais, o alternador não vai carregar. Se for menos, vai carregar, mas não vai suprir os acessórios. Além disso, deve-se verificar os polos e saber o tamanho físico da bateria.”

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais