> >
De olho no painel: você sabe o que cada luz significa?

De olho no painel: você sabe o que cada luz significa?

Cada vez mais tecnológicos, veículos dão sinais aos donos de que algo está errado

Publicado em 30 de março de 2020 às 10:21

 - Atualizado há 6 anos

Entender os avisos luminosos é dialogar com o carro
Entender os avisos luminosos é dialogar com o carro Crédito: divulgação

Os carros estão cada vez mais modernos. Com tantos comandos, a máquina precisa “conversar” com o seu dono sobre o que está acontecendo. Seja para avisar que algo está ligado, seja para relatar problemas, as luzes no painel formam esse diálogo entre o motorista e o veículo.

Líder de oficina da Prime Hyundai, Vanderlan Rudio, explica que, quanto mais tecnologias embarcadas no carro, mais luzes de avisos o painel terá. "Além dos avisos de sempre, como nível do óleo, temperatura do motor e bateria, hoje temos avisos para freios ABS, assistente de rampa, etc."

A cor de cada desenho também tem significado. Vanderlan destaca que existem as luzes informativas, e atenção e parada obrigatória. As primeiras são verdes e azuis. "Elas indicam que o farol ou setas estão ligados."

Já as segundas são as amarelas. "Nesse caso, podem ligar quando tem algo de errado com o motor, como emissão de poluentes irregular", orienta.

Quando isso acontece, o motorista até consegue continuar a viagem, mas é melhor procurar um mecânico. Já as luzes vermelhas indicam que é preciso parar o veículo, por questão de segurança. "Geralmente isso acontece quando há problema na direção, temperatura do motor, entre outros."

Rudio explica ainda que os donos dos carros o conheçam bem, principalmente agora que os veículos tem diversas funcionalidades. "Os desenhos e formatos devem ser conhecidos pelo motorista para saber o que está acontecendo com o veículo."

O gerente de pós-venda da Chevrolet CVC, Rogério Lopes Monteiro, ressalta a importância da leitura do manual do condutor. "Com um volume grande de luzes, a maioria das concessionárias explica tudo, mas os clientes esquecem. O certo é ler o manual sempre que precisar. Tem muita luz importante para o funcionamento do carro."

Monteiro explica que, quando o motorista dos avisos do automóvel, ele não se desespera à toa nem fica "na mão". Sabendo do que se trata, o condutor mantém a calma e procura uma autorizada", afirma.

O gerente de pós-venda lembra que as concessionárias estão sempre dispostas a ajudar seus clientes. "É normal o motorista ter dúvida sobre o veículo. Quando são modelos de topo de linha, com muita tecnologia, é ainda mais comum. Sempre que ficar alguma questão pendente, volte a autorizada e peça ajuda. Com certeza terá alguém disposto a explicar", ressalta

Alguns sinais

  • 01

    Airbags

    É um ícone vermelho que acende quando há problemas no sistema de airbags. É importante visitar um profissional para verificar, pois, em caso de acidente, eles podem não funcionar.

    Problemas nos airbags merecem visita ao mecânico
  • 02

    Freio ABS

    O ícone amarelo acende quando o sistema de freio ABS está com algum problema e merece ser revisado. Isso não quer dizer que o carro está sem freio. O veículo vai continuar funcionando como outro que não tem ABS. 

    Problemas no freio ABS não deixam o carro sem freio
  • 03

    Portas abertas

    O ícone vermelho acende quando há alguma porta aberta ou mal fechada. Alguns veículos indicam até qual delas está assim. Outros acionam também aviso sonoro.

    Alguns carros também possuem avisos sonoros para portas abertas
  • 04

    Imobilizador

    O ícone vermelho acende quando a chave codificada ou o receptor está com falhas. Isso causa dificuldade em ligar o veículo.

    Problemas no imobilizador pode impedir carro de ligar
  • 05

    Pré-aquecimento das velas

    Luz amarela indica problemas nas velas de pré-aquecimento. Caso seja acionada, procure um mecânico de confiança.

    Pré-aquecimento das velas merece visita ao mecânico

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais