> >
De olho no painel: você sabe o que cada luz significa?

De olho no painel: você sabe o que cada luz significa?

Cada vez mais tecnológicos, veículos dão sinais aos donos de que algo está errado

Publicado em 30 de março de 2020 às 10:21- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Entender os avisos luminosos é dialogar com o carro
Entender os avisos luminosos é dialogar com o carro. (divulgação)

Os carros estão cada vez mais modernos. Com tantos comandos, a máquina precisa “conversar” com o seu dono sobre o que está acontecendo. Seja para avisar que algo está ligado, seja para relatar problemas, as luzes no painel formam esse diálogo entre o motorista e o veículo.

Líder de oficina da Prime Hyundai, Vanderlan Rudio, explica que, quanto mais tecnologias embarcadas no carro, mais luzes de avisos o painel terá. "Além dos avisos de sempre, como nível do óleo, temperatura do motor e bateria, hoje temos avisos para freios ABS, assistente de rampa, etc."

A cor de cada desenho também tem significado. Vanderlan destaca que existem as luzes informativas, e atenção e parada obrigatória. As primeiras são verdes e azuis. "Elas indicam que o farol ou setas estão ligados."

Já as segundas são as amarelas. "Nesse caso, podem ligar quando tem algo de errado com o motor, como emissão de poluentes irregular", orienta.

Quando isso acontece, o motorista até consegue continuar a viagem, mas é melhor procurar um mecânico. Já as luzes vermelhas indicam que é preciso parar o veículo, por questão de segurança. "Geralmente isso acontece quando há problema na direção, temperatura do motor, entre outros."

Rudio explica ainda que os donos dos carros o conheçam bem, principalmente agora que os veículos tem diversas funcionalidades. "Os desenhos e formatos devem ser conhecidos pelo motorista para saber o que está acontecendo com o veículo."

O gerente de pós-venda da Chevrolet CVC, Rogério Lopes Monteiro, ressalta a importância da leitura do manual do condutor. "Com um volume grande de luzes, a maioria das concessionárias explica tudo, mas os clientes esquecem. O certo é ler o manual sempre que precisar. Tem muita luz importante para o funcionamento do carro."

Monteiro explica que, quando o motorista dos avisos do automóvel, ele não se desespera à toa nem fica "na mão". Sabendo do que se trata, o condutor mantém a calma e procura uma autorizada", afirma.

O gerente de pós-venda lembra que as concessionárias estão sempre dispostas a ajudar seus clientes. "É normal o motorista ter dúvida sobre o veículo. Quando são modelos de topo de linha, com muita tecnologia, é ainda mais comum. Sempre que ficar alguma questão pendente, volte a autorizada e peça ajuda. Com certeza terá alguém disposto a explicar", ressalta

Alguns sinais

Este vídeo pode te interessar

  • Problemas nos airbags merecem visita ao mecânico

    01

    Airbags

    É um ícone vermelho que acende quando há problemas no sistema de airbags. É importante visitar um profissional para verificar, pois, em caso de acidente, eles podem não funcionar.

  • Problemas no freio ABS não deixam o carro sem freio

    02

    Freio ABS

    O ícone amarelo acende quando o sistema de freio ABS está com algum problema e merece ser revisado. Isso não quer dizer que o carro está sem freio. O veículo vai continuar funcionando como outro que não tem ABS. 

  • Alguns carros também possuem avisos sonoros para portas abertas

    03

    Portas abertas

    O ícone vermelho acende quando há alguma porta aberta ou mal fechada. Alguns veículos indicam até qual delas está assim. Outros acionam também aviso sonoro.

  • Problemas no imobilizador pode impedir carro de ligar

    04

    Imobilizador

    O ícone vermelho acende quando a chave codificada ou o receptor está com falhas. Isso causa dificuldade em ligar o veículo.

  • Pré-aquecimento das velas merece visita ao mecânico

    05

    Pré-aquecimento das velas

    Luz amarela indica problemas nas velas de pré-aquecimento. Caso seja acionada, procure um mecânico de confiança.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais