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Profissionais de comunicação apontam o que faz uma marca ter valor

Profissionais de comunicação apontam o que faz uma marca ter valor

Executivos e criativos das agências de publicidade contam um pouco do segredo que tornam as empresas bem-sucedidas perante o público

Publicado em 8 de dezembro de 2021 às 04:20

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reunião; trabalho; empresa
As agências de publicidade reúnem estratégias que melhor definem marcas de valor. (pch.vector/Freepik)

As constantes transformações do mundo determinam, entre outras condutas, o modelo de consumo. A velocidade das mudanças exige um acompanhamento permanente das tendências e, mais que isso, um esforço para entender o que o público deseja. Assim, para se colocar numa condição de destaque e permanecer bem avaliada, uma empresa tem que encontrar o caminho que torne sua marca de valor para o mercado e as pessoas. E qual seria melhor estratégia para chegar lá?  

Executivos, criativos e atendimentos de agências de publicidades que atuam no Espírito Santo revelam, aqui, um pouco do segredo que ajuda as empresas a serem reconhecidas e bem-sucedidas. Confira algumas opiniões:

Rimaldo Sá, da Beta Rede
Rimaldo de Sá ressalta que marcas de valor devem ter como propósito melhorar o mundo a sua volta. (Divulgação)
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Uma marca de valor é aquela que, ao pensar no mundo antes e depois da sua existência, pode dizer que tornou o mundo melhor do que encontrou, seja atendendo a seus clientes e resolvendo problemas para eles, seja criando valor ou bem-estar para as pessoas

Rimaldo de Sá
CEO da Beta Rede
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Para Haiane Rocha, coordenadora de mídia da MP Publicidade, a marca de valor, além de ser bem posicionada na mente do seu público com resultados positivos de negócio, entrega um propósito e uma conexão com todos os públicos, sendo reconhecida como uma marca que entrega uma experiência positiva, que não seja só o produto ou serviço de forma racional.

Haiane Rocha, gestora de mídia e digital da MP
Haiane Rocha, gestora de mídia e digital da MP. (Acervo pessoal)

Eduardo Mendonça, diretor de mídia da AQuatro Comunicação e Marketing, reforça que, para estar no ‘top of mind’, é preciso estar à frente da concorrência, estabelecer ações de branding e estratégias de posicionamento capazes de transformá-lo em referência no seu nicho de mercado.

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Uma marca de valor oferece produtos ou serviços de qualidade, conhece, respeita e dialoga com seu público nos mais diversos tipos de canais. Mas, além disso, para o sucesso de uma marca é necessário um plano estratégico de comunicação bem elaborado, com abordagem apropriada ao seu target e composto por um mix de meios e veículos com foco em cobertura e afinidade

Eduardo Mendonça
Diretor de mídia da AQuatro Comunicação e Marketing
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Na avaliação da diretora de atendimento da Criativa Comunicação Integrada, Samantha Valladão, uma marca de valor faz um mundo melhor para se viver, consegue pensar no outro e transformar o ambiente em que vivemos.”

A diretora executiva da C3  Comunicação, Carol Dardengo, observa que  respeito ao ser humano e ao meio ambiente e valorização das pessoas que compõem tanto o quadro de colaboradores da empresa quanto o público consumidor são fatores que constroem marcas de sucesso. "Não basta ter missão, visão e valores escritos no papel se tudo isso não faz parte do dia a dia da marca. Valores precisam ser vividos e estarem intrínsecos no trabalho desenvolvido.”

Presidente da Artcom Comunicação, Adilson Lourenço ressalta que uma marca de valor precisa ser ativa no cotidiano das pessoas. Oferecer conteúdo, assistência e se fazer presente, indo além da relação comercial. "Os mercados seguem cada vez mais competitivos e essa fidelização dos clientes é um grande desafio para a comunicação", opina.  Para ter valor, acrescenta Adilson, é preciso também dar valor, ser ativo e participativo com as pessoas e com a sociedade. As marcas que cumprirem esses requisitos perante o seu público se tornarão inesquecíveis para seus clientes.

Presidente da Artcom Comunicação, Adilson Lourenço ressalta que uma marca de valor precisa ser ativa no cotidiano das pessoas. (Divulgação)

Rafael Andaku, diretor de criação da agência E-Brand, diz que um bom produto ou serviço é a primeira prática que faz uma marca de valor. Encantar o cliente de forma superior ao que é oferecido no mercado é fundamental, seja com um preço menor, com uma entrega mais rápida, com um atendimento diferenciado, seja com uma inovação de mercado. 

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Mas o sucesso da marca depende de uma boa estratégia de comunicação para divulgar todos esses diferenciais. O cliente precisa conhecê-los e saber que eles existem

Rafael Andaku
Diretor de criação da agência E-Brand
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Marca de valor é aquela que consegue fazer a diferença na vida das pessoas. É em que acredita Gustavo Alves de Oliveira, sócio-proprietário da Teia Comunicação. "É a marca que facilita o dia a dia do cliente, que entrega um produto ou serviço que impacta positivamente a vida do consumidor e que soluciona problemas. Uma marca de valor sempre pensa primeiro nas necessidades, expectativas e opiniões dos clientes.”

APROXIMAÇÃO

Thiago Freitas, coordenador de criação e diretor executivo da Resultate, considera que uma marca de valor sempre busca se aproximar do cliente, relacionar-se com a comunidade de forma transparente e humanizar o atendimento com precisão e assertividade.

Já o sócio-diretor da Balaio Design + Estratégia Chico Ribeiro aponta que marcas de valor são aquelas que combinam uma imagem forte, capaz de influenciar e engajar pessoas, com bons resultados financeiros. "Para construir uma marca de valor é preciso entender que o lucro é o combustível para ir em busca do seu propósito.”

Uma marca de valor é também aquela que se conecta profundamente com seu público, sempre com o radar ligado para mapear necessidades não atendidas e disposta a criar  soluções, argumenta Sander Marinho, sócio-diretor da Sempre Comunicação.

Samuel Nogueira, sócio-diretor da Cabana Publicidade, diz que o alto valor de uma marca memorável costuma ser o resultado de um trabalho árduo de gestão, o que inclui diversas ações em um contexto mais amplo. "E a lembrança que os seus consumidores acumulam com experiências positivas nos pontos de contato é um dos principais fatores de recompra, garantindo preferência quando surgem novas demandas por aquele determinado produto ou serviço.”

Antony Moreira, diretor de estratégia da Boomerang Inteligência, acrescenta que o valor de uma empresa passa por atribuições de qualidade e de identificação dos clientes com a marca."Construir pontos de exibição que se comuniquem com esses dois valores é fundamental para fazer uma marca de sucesso.”

Por fim, o diretor comercial da Prática Propaganda, Sidy Marvilla, conclui que ter o potencial de atrair, surpreender e reter o cliente, garantindo os resultados projetados pela empresa, representa uma marca de valor.

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