> >
Quadros decorativos garantem estilo moderno em casas e apartamentos

Quadros decorativos garantem estilo moderno em casas e apartamentos

Esses elementos ajudam a compor os ambientes e revelam as personalidades dos moradores. No entanto, antes de sair decorando as paredes, é preciso ter cuidado

Publicado em 1 de outubro de 2021 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
decoração
Antes de sair pendurando os quadros, é preciso identificar as dimensões da parede, o pé direito e o formato da peça a ser exposta. . (Pixabay)
Gabriela Molina
[email protected]

Seja por meio de uma fotografia, seja por meio de uma pintura, os quadros são itens fundamentais em uma decoração. Esses elementos ajudam a compor os ambientes da casa e revelam as personalidades dos moradores.

No entanto, antes de sair pendurando os quadros, é preciso identificar as dimensões da parede, o pé direito (altura do piso ao teto) e o formato da peça a ser exposta. O arquiteto Cássio Cabral explica a importância da harmonização dos objetos para dar elegância ao ambiente.

"Os quadros são peças versáteis e sua organização é livre, desde que haja harmonia e proporção com os outros elementos existentes no espaço. Podem ser usados pendurados na parede, apoiados no chão ou sobre algum mobiliário. Em caso de quadros com formatos menores, a fita dupla face entra como solução para fixar a peça, evitando assim a perfuração da parede", observa Cássio Cabral.

Para a arquiteta e urbanista Maria Alice Rampinelli, os quadros podem trazer memórias afetivas, além de ornarem com os ambientes. "Costumo dar o seguinte exemplo, imagina uma mulher se arrumar para um casamento e esquecer de colocar o brinco. Pode ser uma comparação simples, mas o quadro é a 'cereja do bolo' na arquitetura de interiores. Isso sem falar no valor financeiro, quando se trata de uma obra de arte", destaca.

COMO DECORAR

Os quadros são objetos que possibilitam o uso em praticamente todos os ambientes. Eles podem ser simples quadros de aviso, como placas indicativas, até super obras de arte. Por terem grande variação de formatos, eles se enquadram em espaços que variam desde uma grande sala a uma pequena parede embaixo da escada. Mas é necessário ter atenção em relação à especificidade de cada ambiente.

O arquiteto Cássio Cabral alerta para os ambientes úmidos, como banheiros, por exemplo. De acordo com ele, nesse caso, é preciso que as peças recebam acabamento ou proteção para resistirem à água. "Selecionar os quadros adequados podem deixar a experiência de uso do local ainda mais agradável. Uma dica é usar uma composição de quadros menores na parede fora do box ou um único quadro apoiado na bancada", explica.

Ainda de acordo com Cabral, a escolha da peça vai partir da sensação a ser expressa e da análise prévia do ambiente para compreender o mobiliário e demais itens existentes. "A palavra chave nesse momento é harmonia. Analise se o quadro entrará como objeto principal no local ou como apoio pontual", pontua.

A empresária Rachel Pires trabalha no ramo de decoração e entende bem sobre composição de quadros em ambientes. Para compor a decoração da própria casa, ela escolheu os quadros para dar vida aos ambientes da sala e quartos.

“No quarto da minha filha, como já tinha um papel de parede que chama a atenção, optei por acrescentar alguns quadros pequenos para ambientar. Coloquei uma sequência de quatro quadros para serem como se fosse um visor do quarto. Ficou uma leitura extrovertida para um quarto de criança.”

quadro de decoração
Rachel teve o cuidado para que as imagens dos quadros ficassem em harmonia e não tirassem o brilho do papel parede. (Rachel Pires)

Já no ambiente da sala da empresária, que é todo amadeirado, Rachel explica que optou por colocar as cores nos quadros. "A minha sala tem um painel de madeira, então coloquei quadros de decoração para dar uma outra leitura na casa, uma coisa mais moderna, com cores. Como eu não queria utilizar cor nos móveis, decidi colocar nos quadros. Isso me dá a liberdade de trocar, caso queira mudar o ambiente", enfatiza.

quadro de decoração
O quadro com imagens abstratas coloridas deu um ar moderno na sala da empresária Rachel Pires. (Rachel Pires)

Já no próprio quarto, a empresária fez a decoração com quadros discretos, já que ela não gosta de muitas cores no ambiente. "O meu quarto também é mais amadeirado e eu não queria envolver cores nele. Eu optei por algo mais minimalista. Coloquei apenas três quadros pequenos com desenhos nas cores cinzas, deixando um ar mais sóbrio”, afirma.

quadro de decoração
A escolha dos quadros no quarto da empresária deu um ar sofisticado ao ambiente. (Rachel Pires)

Cássio Cabral reforça que a composição dos quadros deve ser harmoniosa para que cada item desempenhe seu papel no espaço. "Se a ideia de um quadro é transmitir sensação de tranquilidade, por exemplo, devem-se evitar peças pesadas e movimentadas. Os ambientes no geral recebem diferentes acabamentos, texturas, cores e imagens. Por isso, para evitar o exagero e garantir harmonia, é importante pontuar", ressalta o arquiteto.

"Em uma sala de estar com estilo clássico, por exemplo, obras tradicionais são as mais indicadas, da mesma maneira como desenhos geométricos e fotografias conversam perfeitamente bem em ambientes neutros", evidencia.

Com tantas opções de quadros decorativos, é importante conhecer os estilos que se encaixam perfeitamente para cada ambiente. Confira abaixo alguns modelos:

  • quadros decorativos

    01

    Pôsteres

    Segundo os especialistas, esses são quadros muito populares que se assemelham aos famosos pôsteres de bandas no quesito formato. Quando usados em moldura, adquirem um ar sofisticado. Geralmente são temáticos e muito usados em quartos infantis.

  • quadros de decoração

    02

    Telas

    São obras de arte de alta qualidade que são pintadas por artistas específicos de gerações diversas (como Tarsila do Amaral, por exemplo). Com a evolução da tecnologia, essa arte adquiriu novos patamares e podem ser feitas em telas 100% algodão no modelo conhecido como Canvas (impressão fotográfica).

  • quadro de decoração

    03

    Quadros de vidro

    Este tipo de arte é feito diretamente sobre o vidro acrílico, possibilitando o uso da iluminação ao fundo. Segundo especialistas, os quadros de vidro não se usam em telas. Geralmente, é usado em gravuras até mesmo para proteção das mesmas.

  • 04

    Placas

    Na maioria das vezes, as placas são metálicas, mas também tem de madeira. Muito utilizadas com desenhos e frases.

  • quadros de decoração

    05

    Quadros vintage

    Esses modelos estão em alta. Podem ser a junção de uma pintura clássica com um fundo estilizado, tipo uma pin up com o fundo de chevron, algo mais lúdico.

  • quadro de decoração

    06

    Paisagens e natureza

    São as famosas natureza morta, flores, paisagens, que podem ser mais clássicas ou até algo mais contemporâneo, como a fotografia.

 ALTURA IDEAL

Segundo o arquiteto Cássio Cabral, a altura adequada é aquela em que permite a maioria dos observadores a apreciarem com conforto a obra exposta. Por isso, pode-se considerar ideal a altura de 1,60 m do chão ao eixo (centro) do quadro. 

Uma boa decoração faz toda a diferença. Para ajudar na hora das composições dos quadros, os especialistas reuniram ideias para deixar o ambiente com um ar moderno e com muita elegância. Confira abaixo:

  • quadros decorativos

    01

    Quartos

    Nos quartos, espaços que geralmente possuem suas paredes como apoio de diversos mobiliários, a parede de cabeceira da cama é ideal para fixar uma composição de quadros ou apoiar sobre uma prateleira. É importante se atentar ao que já existe no ambiente para não pesar visualmente o espaço ou apagar a peça. 

  • quadros de decoração

    02

    Salas

    Locais como salas são perfeitos para montar composições de quadros no estilo galeria, uma vez que contam com paredes de dimensões consideráveis. Utilizar formatos variados de peças pode quebrar a monotonia, enquanto pontuar uma parede de uma sala em tons neutros com uma pintura em tons fortes pode aquecer o espaço. Além disso, usar quadros com formatos maiores apoiados no chão dão um ar sofisticado ao espaço. 

  • decoração

    03

    Varandas

    Nas varandas, os quadros em formatos maiores dão personalidade ao espaço. Dependendo do mobiliário e acabamentos existentes, as peças tornam-se elementos de destaque. Utilizar um quadro solto no piso atrás de uma mesa de apoio ou próximo à bancada é uma excelente opção. Quadros com temas de bebidas, frases, piadas e flores, deixam um conceito mais descontraído.

  • decoração

    04

    Cozinha

    Nas cozinhas podem ser trabalhados apoiados em possíveis prateleiras e nichos, ou soltos sobre a bancada seca. As paredes mais livres são ótimas para receberem composições de duas peças ou mais, como em cozinhas que possuem área de refeição rápida que geralmente contam com uma parede livre que apoia a mesa ou bancada. O ideal é que tenham vidro para facilitar a limpeza, principalmente gordura. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais