Publicado em 1 de agosto de 2023 às 08:00
Os fones de ouvido estão presentes na vida de boa parte dos brasileiros. Seja em casa, no trabalho ou na academia, esses pares pequenos de altifalantes tornaram-se companheiros de quem deseja relaxar ou até mesmo se distrair. Eles são especialmente populares entre os jovens, que, além de ouvirem música, fazem uso do aparelho para jogar.
No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são justamente os jovens e as crianças que têm maior probabilidade de comprometer a audição. Não é à toa que a agência já incluiu o combate à perda auditiva como uma das cinco prioridades para o século 21. E os dados não param por aí, pois se estima que cerca de metade dos jovens entre 12 e 35 anos, ou seja, 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo, corre o risco de sofrer de perda auditiva.
Para reduzir esse risco, o otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica como utilizar os fones corretamente no dia a dia. Veja!
Para Bruno Borges de Carvalho Barros, os sinais mais comuns que precisam ser observados são:
“O uso inadequado e demasiado dos fones pode levar a uma perda irreversível da audição”, alerta o especialista.
O médico também explica que o volume máximo dos fones de ouvido é 105 a 110 decibéis, e o ouvido pode começar a ter danos caso ultrapasse mais de duas horas com nível acima de 85. “Se os fones estiverem no volume máximo, podem começar a causar danos à audição em apenas 5 minutos de uso. No uso de uma hora por dia com fone acima de 88db, [isso] corresponde à perda de 5% da audição em 5 anos”, avisa Bruno Borges de Carvalho Barros.
Abaixo, veja como utilizar o seu fone de ouvido de maneira adequada:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta