Câncer: 5 sinais do corpo que devem ser investigados com urgência

Feridas que não cicatrizam e perda de peso são alguns deles. É importante se conhecer e prestar atenção aos sintomas emitidos pelo corpo, além de considerar o histórico familiar

câncer: nódulo no pescoço

Surgimento de nódulos com crescimento progressivo deve ser investigado. Crédito: Shutterstock

O câncer é uma doença que se caracteriza pela transformação de uma célula do corpo que, em um dado momento, perde o controle e começa a se multiplicar descontroladamente e a se espalhar para todo o corpo causando prejuízos para as outras células.

É o resultado do crescimento desordenado das células que formam os tecidos, resultando no surgimento de nódulos e massas, nos casos de tumores sólidos; ou um aumento de células malignas na corrente sanguínea, nos tumores hematológicos

"É uma doença que acomete muito o idoso, mas pode ocorrer em qualquer idade. Funciona assim: uma célula vem funcionando perfeitamente e, em um determinado momento, perde o controle, se espalha e começa a comprometer a saúde do paciente", diz o oncologista Wesley Vargas Moura, do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon).

A doença nem sempre pode ser evitada, mas hábitos saudáveis e o rastreamento podem fazer diferença na redução da mortalidade, nos índices de cura e na qualidade de vida dos pacientes. É importante que as pessoas estejam atentas e informadas sobre possíveis sinais de alerta emitidos pelo corpo.

"Qualquer mudança na fisiologia ou forma deve chamar atenção não apenas para doença oncológica, mas outras situações. Alteração do hábito intestinal, coloração das fezes ou urina, emagrecimento sem um motivo específico, surgimento de nódulos, sangramentos, tosse persistente pode estar associada a alguma enfermidade neoplásica"

"Qualquer mudança na fisiologia ou forma deve chamar atenção não apenas para doença oncológica, mas outras situações. Alteração do hábito intestinal, coloração das fezes ou urina, emagrecimento sem um motivo específico, surgimento de nódulos, sangramentos, tosse persistente pode estar associada a alguma enfermidade neoplásica"

Loureno Cezana

O médico diz que todas doenças neoplásicas apresentam maior chance de cura quando diagnosticada em estágios precoces, além disso, a neoplasia na fase inicial requer tratamento menos agressivo. "Por exemplo, um tumor de mama de 1 centímetro é geralmente tratado com uma pequena cirurgia na mama, ao passo que uma lesão que já se manifesta com ulceração na pele mamaria levará invariavelmente a necessidade de mastectomia, retirada de todo o órgão, quimioterapia e radioterapia", diz Loureno Cezana.

Wesley Vargas Moura diz que é importante se conhecer e prestar atenção aos sinais e sintomas emitidos pelo corpo, além de considerar a história familiar. "Bons hábitos são muito importantes, porém não são garantia de imunidade contra o câncer. No entanto, não podemos deixar de observar que a obesidade é um fator importante e que alimentação saudável ajuda muito".

"A abstenção do fumo, beber moderadamente e a prática de esportes são fundamentais. Além disso, consultas para prevenção ajudam no diagnóstico precoce"

"A abstenção do fumo, beber moderadamente e a prática de esportes são fundamentais. Além disso, consultas para prevenção ajudam no diagnóstico precoce"

Wesley Vargas Moura

Uma alimentação saudável também é essencial na prevenção da doença. Alimentação incorreta associada ou não à obesidade é fator de risco para diversas neoplasias. Nos Estados Unidos, um aumento de 63% na incidência de câncer de cólon e reto entre 1988 e 2015 entre pessoas com menos de 50 anos está sendo fortemente associada aos hábitos alimentares incorretos.

5 SINAIS DO CORPO QUE DEVEM SER INVESTIGADOS

  1. Feridas que não cicatrizam. Elas nos levam a pensar em câncer de pele. Se acontecer na boca, pode ser um câncer de boca, principalmente em tabagistas, ou se a pessoa usa prótese mal ajustada.

  2. Perda de peso. Muitos tumores malignos são consumptivos, ou seja, consomem as reservas do organismo, levando ao emagrecimento. Se essa perda de peso vier acompanhada de dificuldade de engolir, deve ser investigada.

  3. Sangramentos. A perda de sangue nas fezes, urina ou mudança no padrão da menstruação ou sangramento vaginal na menopausa são sintomas que podem estar associados à câncer de intestino, aparelho urinário ou sistema genital feminino.

  4. Mudança nos aspectos de pintas ou manchas na pele. Podem estar relacionados aos tumores de pele, principalmente o melanoma. A mudança de tamanho, textura, coloração e aspecto da “pinta” é motivo para procurar um dermatologista.

  5. Surgimento de nódulos com crescimento progressivo, principalmente se apresentarem consistência endurecida, pode estar associado a tumores. 

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível