Príncipe Harry é condenado a indenizar tabloide britânico em R$ 300 mil

Caçula do rei Charles 3° perdeu processo de difamação contra jornal

Príncipe Harry detalhou no livro de memórias 'Spare' com teria sido sua primeira vez

Príncipe Harry detalhou no livro de memórias 'Spare' com teria sido sua primeira vez. Crédito: Reuters

O príncipe Harry perdeu na Justiça uma batalha que travou desde o início de 2022 contra o jornal "Mail on Sunday". O filho caçula do rei Charles 3º foi condenado por um juiz britânico, nesta segunda-feira (11), a pagar 48.447 libras, aproximadamente R$ 300,2 mil ao tabloide. Ele perdeu um processo por difamação.

De acordo com AFP, entre as ações movidas por Harry contra jornais britânicos, uma delas se referia a uma reportagem sobre a proteção policial dele quando estivesse no Reino Unido.

Publicado em fevereiro de 2022, o texto acusava Harry -erroneamente, segundo a defesa dele- de ter "mentido" e ter "tentado manter em segredo" o recurso dele contra o governo para tentar obter proteção policial no país.

Depois de a ação do duque de Sussex contra o Mail on Sunday ter sido rejeitada na sexta-feira (8), o sistema de Justiça britânico ordenou, nesta segunda, que ele indenize o jornal até 29 de dezembro.

O príncipe Harry e a mulher, Meghan Markle, perderam a proteção policial sistemática, paga pelos contribuintes britânicos, depois de decidirem deixar a família real em 2020 e se mudaram para os Estados Unidos.

O caçula de Charles e a Lady Diana, que por vezes tem de recorrer à segurança privada paga com seus próprios recursos, havia solicitado que pudesse se beneficiar de proteção policial quando estivesse no Reino Unido, mas o pedido foi rejeitado pelos tribunais em maio. O príncipe iniciou um segundo processo sobre o tema, no qual contesta a decisão.

Esse recurso contra o Ministério britânico do Interior se refere especificamente à decisão tomada pelas autoridades em fevereiro de 2020 de lhe conceder proteção policial em determinados casos, não de forma sistemática, quando está no país. Após a audiência de três dias na semana passada, a decisão está em fase de deliberação.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Famosos
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível