Ivan Conti, baterista do Azymuth, morre aos 76 anos

Conhecido como Mamão, o músico, um dos mais conceituados do país, tocou com grandes nomes da MPB Publicidade Publicidade

Ivan Conti, baterista do Azymuth, morre aos 76 anos

Ivan Conti, baterista do Azymuth, morre aos 76 anos. Crédito: Instagram/@azymuthoficial

Morreu nesta segunda-feira, 17 de abril, o baterista Ivan Conti, o Mamão, baterista do lendário grupo Azymuth, aos 76 anos. A informação foi divulgada na conta oficial do músico no Instagram na madrugada desta terça-feira, 18. O texto, assinado pela esposa e os filhos de Mamão, não informa a causa da morte.

"Amigos, depois de 50 anos juntos, o amor da minha vida se foi para os braços do Pai! Com coração dilacerado eu e meus filhos comunicamos que o Ivan Miguel Conti Maranhão, o nosso Mamão, faleceu nesta segunda, 17. O velório será na quinta-feira, 20, em horário a confirmar", diz a postagem.

De acordo com o perfil do músico no Instagram, o velório ocorrerá na próxima quinta-feira no Cemitério da Paciência, no Rio de Janeiro.

O músico carioca fundou, ao lado do tecladista José Roberto Bertrami (1946 - 2012) e o baixista Alex Malheiros, o trio Azymuth. Juntos, lançaram álbuns como Azymuth (1975), Outubro (1980), Crazy Rhythm (1988) e Curumim (1990), entre outros. O grupo também atuou na Europa e nos Estados Unidos.

Mamão, conhecido pelo seu suingue e pela sua ligação com o jazz, deixou sua assinatura em diversas gravações da música popular brasileira, seja em conjunto com os colegas do Azymuth ou em participações solo. O baterista tocou, por exemplo, na gravação de Elis Regina para a música As Curvas da Estrada de Santos, de Roberto e Erasmo Carlos.

Também aparece na ficha técnica de discos como Sonhos e Memórias, lançado por Erasmo Carlos em 1972. Mamão participa do álbum Previsão do Tempo, um dos mais cultuados da discografia do músico Marcos Valle. O baterista ainda tocou com nomes como Rita Lee e Raul Seixas.

Em carreira solo, Mamão lançou três discos autorais: The Human Factor (1984), Pulsar (1997) e Poison Fruit (2019).

O trio Azimuth, com sua formação atual, Conti (bateria), Alex Malheiros (contrabaixo) e Kiko Continentino (piano), tinha dois shows agendados para o próximo sábado, dia 22, na casa de shows Blue Note, em São Paulo.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Famosos
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível