Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • HZ
  • TV e Famosos
  • Compadre Washington é acusado de transfobia ao não aceitar nome social de fã
Famosos

Compadre Washington é acusado de transfobia ao não aceitar nome social de fã

Após repercussão negativa, cantor pede desculpas e diz que ‘passou do tom’ na brincadeira
Agência Estado

Publicado em 20 de Fevereiro de 2025 às 14:26

O cantor Compadre Washington está sendo acusado de transfobia após se recusar a usar o nome social de uma fã durante um show em Belém no começo deste mês. No vídeo, que viralizou nas redes sociais nesta semana, o líder do É o Tchan chamou uma fã para o palco durante uma apresentação.
A jovem, uma mulher trans, afirmou que seu nome era "Ketlen", mas Washington não se deu por satisfeito e questionou qual era o nome de batismo da fã. "Amiga, fala a verdade para a tia, você foi batizada com que nome?", perguntou o cantor, imitando uma voz feminina durante a interação.
A mulher respondeu novamente seu nome social, mas Washington continuou questionando. "Mentira sua, mamãe não batizou você assim! Eu sou batizada como Washington de dia, e de noite sou Michele, tá? Então fala a verdade, qual seu nome original?" Após a insistência do cantor, Ketlen revelou seu nome morto.
A interação repercutiu nas redes sociais e foi bastante criticada. Para muitos internautas, o cantor foi transfóbico ao obrigar Ketlen a revelar o nome que ela foi registrada ao nascer.
A TransEmpregos, projeto voltado para a empregabilidade de profissionais transgêneros, publicou uma nota criticando o comportamento de Compadre Washington. "Esse tipo de atitude não é apenas desrespeitosa, mas reflete uma realidade cruel enfrentada diariamente por pessoas trans", escreveu no Instagram.
"O nome social e´ um direito e uma questão de dignidade. Ele representa a identidade real das pessoas trans e deve ser respeitado em todos os espaços. Negar esse direito ou ridicularizá-lo publicamente não é brincadeira, é violência", finalizou.
Compadre Washington é acusado de transfobia
Compadre Washington é acusado de transfobia Crédito: Reprodução/@eotchanoficial/@compadrewashington

Compadre Washington se manifesta

Após a repercussão negativa do vídeo, Compadre Washington se manifestou em seu perfil do Instagram. Na manhã desta quinta-feira, 20, o líder do É o Tchan postou um Story onde pediu desculpas pelo ocorrido.
"Pessoal, vocês que me conhecem sabem que eu sou um cara bem animado, bem um cara bem para frente, bem feliz. Mas, eu vim falar uma coisa bastante séria. Quero me desculpar com todos vocês", afirmou o cantor.
"Fiz um show no Pará, fiz uma brincadeira e passei do tom. No mundo em que vivemos hoje, essas brincadeiras não existem mais. O mundo evoluiu. Eu vim pedir desculpas à Ketlen e a todas as pessoas que se sentiram incomodadas. Desculpa", finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva addresses the 80th United Nations General Assembly
Lula critica 'tarifaço' e afirma que Trump 'age como um imperador'
Imagem de destaque
Dor nas costas pode ser pedra nos rins? Saiba reconhecer os sinais e quando procurar ajuda
Imagem de destaque
Reta final do ano: como pequenos negócios podem se preparar para um 2027 com menos urgências financeiras

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados