Redes Sociais

Conheça 15 lugares para ver o Espírito Santo de cima

Seja com ou sem aventura, é possível ter vistas do alto de diversos lugares do Estado e admirar a beleza natural das terrinhas capixabas

Isadora Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 19 de julho de 2025 às 06:00

Pedra da Penha / Pancas / Pedra das Caveiras / Pico da Bandeira
Pedra da Penha / Rampa de Voo Livre de Pancas / Pedra das Caveiras / Pico da Bandeira Crédito: Divulgação / Divulgação prefeitura de Alto Caparaó / Arquivo | Marcio Menegussi Menon / Divulgação Prefeitura de Alto Caparaó

O Espírito Santo é um Estado rico em belezas naturais: por aqui não faltam praias, cachoeiras e montanhas, e isso você já sabe! Mas já imaginou essas paisagens vistas do alto? Lugares que já são lindos por si só se tornam ainda mais espetaculares e imponentes sob essa nova perspectiva. Pensando nisso, preparamos uma seleção especial de pontos incríveis para você admirar o nosso ES de um jeito diferente: lá do alto!

REGIÃO SUL

Pico do Forno Grande

Pico do Forno Grande, em Castelo
Pico do Forno Grande, em Castelo Crédito: Karol Gazoni/Setur

Com 2.039 metros de altura, o Pico do Forno Grande está localizado no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo. Por lá, é possível realizar uma série de atividades, tanto por quem planeja escalar o pico, quanto para os que vão explorar o Parque. O centro de visitantes conta com exposição de animais taxidermizados, informações sobre a fauna, flora e história da unidade, além de estrutura acessível com banheiros e bebedouros. Ao redor, há uma mostra de bromélias com pequenos anfíbios e uma área de piquenique e um mirante com vista para a Pedra Azul.

A 400 metros dali, a trilha leva à Cachoeira do Forno Grande, com 30 metros de altura, com água nos meses de verão. Mais 400 metros adiante está a Gruta da Santinha, formada por rochas empilhadas e com uma imagem de Nossa Senhora. A 1.200 metros ficam os Poços Amarelos, piscinas naturais com águas amareladas ideais para banho e fotos.

A 2.150 metros, o Mirante da Pedra Azul oferece vista privilegiada da paisagem (trilha de 3h30 ida e volta). O Pico do Forno Grande, com 2.039 metros de altitude, exige agendamento e equipamentos de escalada (trilha de 6h ida e volta).

  • Horário: 8h às 16h (visitação), 6h e 6h30 (escalada do pico)
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Estrada Rural, s/n, Distrito Forno Grande, Castelo
  • Mais informações: [email protected]

Pico da Bandeira

Vista do Pico da Bandeira, terceira mais alta montanha do Brasil
Vista do Pico da Bandeira, terceira mais alta montanha do Brasil Crédito: Acervo Setur/ES

O Parque funciona de quinta a terça, das 7h às 17h (fechado às quartas). A visita diurna ao Pico da Bandeira (bate e volta) é permitida entre 7h e 8h, com limite de 200 pessoas por ordem de chegada. É obrigatório o uso de lanterna individual (não vale lanterna de celular).

O acesso às trilhas e cachoeiras começa às 8h30. Visitantes com reserva para acampamento podem entrar a partir das 9h.

São 4 áreas de camping com vagas limitadas. As reservas devem ser feitas via formulário e confirmadas por listas divulgadas semanalmente. Não há envio de e-mail de confirmação.

  • Pico da Bandeira (bate e volta): entrada entre 7h e 8h (limitado a 200 pessoas, por ordem de chegada), é obrigatório portar lanterna individual (não pode ser lanterna de celular), após 8h, não é mais permitido acesso com destino ao Pico
  • Trilhas, cachoeiras e mirantes: acesso a partir das 8h30
  • Acampamento (com reserva): entrada a partir das 9h

  • Horário: de quinta-feira à terça-feira, de 7 às 17 horas. O parque não está aberto à visitação às quartas-feiras
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Vale Verde Zona Rural, Alto Caparaó
  • Mais informações: (21) 97895-7522, por WhatsApp, somente mensagens de texto

Pedra da Penha

A Pedra da Penha fica localizada na comunidade de Alto São Vicente
A Pedra da Penha fica localizada na comunidade de Alto São Vicente Crédito: Divulgação

A mais de 1 mil metros de altitude, a Pedra da Penha é o ponto mais alto de Cachoeiro de Itapemirim e reúne belas paisagens, gastronomia e fé. Localizada no distrito de São Vicente, o acesso é gratuito, porém há um projeto para, futuramente, instituir uma taxa de visitação. A trilha possui cerca de 2 km, com caminhada de aproximadamente 1h20. Do mirante, em dias claros, é possível avistar a divisa com o Rio de Janeiro, o litoral capixaba e a região de Pedra Azul.

No caminho, os visitantes encontram um altar com a imagem de Nossa Senhora da Penha, a tradição de subir à pedra para homenagear a santa remonta à década de 1930, e anualmente, após a Páscoa, a comunidade organiza uma grande festa em celebração à devoção. Além disso, no local há um restaurante com comida feita no fogão à lenha.

De Norte a Sul: 15 lugares para ver o Espírito Santo de cima
De Norte a Sul: 15 lugares para ver o Espírito Santo de cima Crédito: Reprodução Instagram / @tati_gums

  • Horário: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: o acesso é feito pela ES-482 até Jerônimo Monteiro, seguindo depois pela ES-166 até a entrada de São Vicente

Pedra das Caveiras

Pedra das caveiras carrega lendas macabras e vista panorâmica
Pedra das caveiras carrega lendas macabras e vista panorâmica Crédito: Arquivo/ Marcio Menegussi Menon

Com uma paisagem estonteante, a Pedra das Caveiras possui um visual capaz de encantar qualquer um. Além da beleza, uma história bizarra e cheia de mistérios envolve o lugar, localizado em Atílio Vivácqua. Sete esqueletos foram encontrados perto do topo do morro, mas existem, no entanto, duas hipóteses para explicar o acontecimento.

A primeira, e mais famosa, defende que os corpos pertenciam a indígenas e capatazes de um fazendeiro da região. De acordo com a lenda, os indígenas tinham a missão de enterrar um tesouro pertencente ao fazendeiro, dono das terras da redondeza. Após cumprirem o trato, foram mortos pelos capatazes para que ninguém soubesse a localização do tesouro. Os capatazes, por sua vez, também foram assassinados, provavelmente pelo próprio fazendeiro, com o mesmo objetivo: manter o segredo enterrado para sempre.

Já a segunda hipótese diz que os ossos eram de escravizados, que, em fuga, se perderam na região e acabaram morrendo por falta de mantimentos. Porém, não há indícios de que a caverna foi habitada, o que coloca a tese em cheque.

A trilha tem cerca de 3 km, e parte dela está dentro de uma propriedade privada, que os donos permitem a visitação. Além disso, o local tem 650 metros de altitude e não possui estrutura como banheiros e bebedouros.

  • Horário: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Atílio Vivácqua, 29490-000
  • Mais informações: @pedradascaveirasoficial

REGIÃO NORTE/NOROESTE

Pico do Goiapaba-Açu

Parte de Fundão e Santa Teresa, a Área de Proteção Ambiental de Goiapaba-Açú abriga o pico Goiapaba-açu, com 850 metros de altitude. O Parque também oferece trilhas em meio à floresta e conta com uma rampa de voo livre, ideal para praticantes de esportes de aventura e amantes da natureza.

Além de, claro, um vista encantador a que permite visualizar  as praias de Fundão, a região metropolitana de Vitória, o Mestre Álvaro e parte do litoral capixaba. No entanto, frequentadores relatam que o mirante está com a parte estrutural abandonada (banheiros, bebedouros e cantina) e com estrada sem manutenção.

  • Horário: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Irundi, Fundão, 29185-000

Mirante Natural da Lagoa Juparanã

Uma das maiores lagoas em volume de água doce, a Lagoa Juparanã é um dos points mais famosos de Linhares. Fica a cerca de 3 horas de Vitória, e o acesso até lá é relativamente fácil. É cobrado R$ 15 na entrada, já que é em uma propriedade particular. O mirante natural localiza-se atrás da Cabana da Lagoa, onde há uma pequena escada que permite o acesso e oferece uma visão privilegiada da região.

  • Horário: 8h às 17h
  • Entrada: R$ 15
  • Endereço: o acesso é pelo km 137 da BR-101 norte, a 12 km do centro da cidade

Pedra do Elefante

A Pedra do Elefante fica dentro da Área de Proteção Ambiental Estadual de mesmo nome
A Pedra do Elefante fica dentro da Área de Proteção Ambiental Estadual de mesmo nome Crédito: Luiza Maklouf

Um dos principais símbolos de Nova Venécia, a Pedra do Elefante possui cerca de 604 metros de altitude e uma trilha de acesso ao topo de onde é possível avistar os outros morros da região e a cidade de Nova Venécia. A rocha foi tombada como patrimônio natural do Espírito Santo e no parque também é possível prestigiar uma árvore centenária, a gameleira.

No mais, outros atrativos também se destacam como o Casarão Santa Rita, casa do século XIX com objetos históricos e rochas da época do garimpo, e Santuário da Mãe Peregrina, capela no alto da pedra, onde são relatadas aparições de Nossa Senhora da Paz.

  • Horário: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Fazenda Santa Rita, APA Pedra do Elefante - Córrego Boa Esperança, Área Rural (Junto ao Grupo de Bordados de Dona Fitinha)

Rampa de Voo Livre de Pancas ou Pedra da Colina

Pancas tem se destacado no turismo de aventura, sediando campeonatos de voo livre
Pancas tem se destacado no turismo de aventura, sediando campeonatos de voo livre Crédito: Setur/ Divulgação

Famosa por ser um point dos paraquedistas, a Rampa de Voo Livre de Pancas ou Pedra da Colina é um local de fácil acesso para ter uma vista ampla da natureza. O acesso pode ser feito de carro, no entanto não há estrutura ativa de banheiros e bebedouros.

  • Horário: livre
  • Entrada: livre
  • Endereço: Rampa De Voo Livre - Pedra da Colina - Pancas, 29750-000

REGIÃO SERRANA

Capela Santa Luzia

Capela de Santa Luzia (Itarana) Crédito: Imigrantes CVB/Divulgação

Perto da divisa entre Santa Teresa e Itarana, a capela de Santa Luzia é feita inteiramente de pedras e é famosa por seu charme inconfundível e também, é claro, pelo visual do seu entorno, do alto é pode-se ver Pedra da Onça, a pedra dos Cinco Pontões e comunidade de Toma Vento. A 935 metros do nível do mar, o local tem trechos de difícil acesso com trechos íngremes, valetas e galhos.

  • Horário: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Toma Vento - Capela de Santa Luzia, Itarana

Pedra Azul

Pedra Estadual da Pedra Azul
Pedra Estadual da Pedra Azul Crédito: Crédito: Palê Zuppani

No momento da apuração desta reportagem, o Parque Estadual Pedra Azul está em obras para a construção da sua nova sede, que tem a previsão de término para o final de 2025. Enquanto isso, é possível fazer a visitação por agendamento pelo site Agenda ES, a visitação de grupos está temporariamente suspensa.

Em condições normais, o parque funciona de terça a domingo e tem a entrada gratuita, com o limite diário de 150 visitantes. O acesso às trilhas é permitido até às 14h e elas contam com um circuito autoguiado, no qual é possível explorar sem a necessidade de um guia. Por lá é possível conhecer os mirantes para ter vistas sensacionais, além de piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres. 

Dois circuitos são possíveis de serem feitos:

  • Circuito parcial: com 1 km de extensão e permite o acesso à base Pedra Azul e aos mirantes Lagarto e Forno Grande.
  • Circuito completo: com cerca de 3,5 km, ele permite acesso a todos os mirantes e piscinas naturais.

  • Horários de entrada para agendamento: 8h, 9h, 10h, 11h e 13h. É possível também fazer agendamento pelo site Agenda ES
  • Limite de 30 pessoas por horário e 150 visitantes por dia
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Parque Estadual da Pedra Azul, Rota do Lagarto, s/n - Vila de Pedra Azul, Domingos Martins - ES, 29278-000

GRANDE VITÓRIA

Morro do Moreno

O nascer do sol no Morro do Moreno
O nascer do sol no Morro do Moreno Crédito: Reprodução/Instagram/@mariojuniorjo/@cafeoracaomorrodomoreno

Velho conhecido dos capixabas, o Morro do Moreno se tornou um verdadeiro point para quem gosta de aventura e natureza. Seja para fazer um piquenique ou só apreciar a vista, a visita vale a pena. O acesso é simples, há uma estrada por onde os pedrestes podem subir, e também é possível também ir pelo caminho da trilha. De modo geral, não é necessário guia, no entanto, não é indicado fazer o trajeto sozinho. Nas proximidades, existe um estacionamento.

  • Horários: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Rua Xavantes, 262, Praia da Costa, Vila Velha

Parque da Fonte Grande

O pôr do sol no Parque da Fonte Grande é um verdadeiro espetáculo
O pôr do sol no Parque da Fonte Grande é um verdadeiro espetáculo Crédito: Reprodução/Instagram/@tavares.expedicoes

Por mais que Vitória seja a capital do Espírito Santo, também é possível encontrar refúgios da natureza no meio da correria do dia-a-dia da cidade, esse é o caso do Parque da Fonte Grande. Por lá, existem mirantes que garante uma visão privilegiada da Grande Vitória e diversas trilhas com diferentes graus de dificuldade, o local é administrado pela Prefeitura de Vitória e possui estrutura com banheiros, bebedouros e lanchonete. Além disso, por ser uma área preservada, há uma flora e fauna rica com gambás, morcegos, tatus e outros animais.

O parque foi criado com o objetivo de impedir a ocupação desordenada e preservar a mata, um ano após a tragédia do Morro do Macaco, na qual 40 pessoas morreram devido ao deslizamento de um grande bloco de rocha.

  • Horários: das 8h às 17h de terça a domingo inclusive em feriados, fechado nas segundas para manutenção
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: o acesso é realizado pela guarita Tião Sá, através da Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, por carros particulares ou a pé, e pela guarita de Fradinhos, com acesso pela rua João Ferreira de Souza
  • Mais informações: (27) 3381-3521 e  (27) 3382-6576

Mestre Álvaro

Monte Mestre Álvaro
Monte Mestre Álvaro, na Serra, visto a partir da UFES, em Vitória Crédito: Fernando Madeira

Muito famoso entre os trilheiros, o Mestre Álvaro é uma opção indicada para quem tem mais experiência em trilhas e aventuras. Para iniciantes é altamente recomendado ir com um guia. Outros alertas também são importantes, como a necessidade de levar água comida, repelente e protetor solar, além de ter um preparo físico prévio. O local é dos pontos mais altos da Grande Vitória com 833 metros de altitude, ida e volta levam entre 6 e 7 horas.

  • Horários: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Serra do Mestre Álvaro, Serra

Convento da Penha

Visão do Convento da Penha no pôr do sol
Visão do Convento da Penha no pôr do sol Crédito: Reprodução/Instagram/@visaodrone027

Ele não podia ficar de fora desta lista, não é mesmo? O ponto turístico mais icônico do Estado oferece uma vista de tirar o fôlego, com uma ampla visão de Vila Velha. É possível passar horas tentando identificar cada bairro da cidade. Além disso, é claro, ainda é possível contemplar a construção centenária de uma das igrejas mais antigas do Brasil.

  • Horários: 6h às 16h30 (segunda a sábado) e 4h às 16h30 (domingo)
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Rua Vasco Coutinho, Prainha, Vila Velha
  • Mais informações: conventodapenha.org.br

Parque Natural Municipal do Monte Mochuara

Pouco convencional e difícil, chegar no topo do Monte Mochuara em Cariacica não é simples. Além de trilha, é preciso escalar parte das pedras e o guia é essencial para grupos sem experiência. O local não possui estrutura, ou seja, lembre-se de levar comida, água e outros objetos importantes.

  • Horário: livre
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Parque Natural Municipal do Monte Mochuara, Cariacica

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação