• Rachel Martins

    Uma jornalista que ama os animais, assim é Rachel Martins. Não é a toa que ela adotou duas gatinhas, a Frida e a Chloé, que são as verdadeiras donas da casa. Escreve semanalmente sobre os benefícios que uma relação como essa é capaz de proporcionar

O papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças renais crônicas em animais

Publicado em 05/03/2024 às 11h05
O papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças renais crônicas em animais

O papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças renais crônicas em animais. Crédito: Shutterstock

Assim como os seres humanos, envelhecer também traz uma série de complicações aos animais de estimação. Essa jornada natural da vida dos seres vivos tem como consequência várias alterações metabólicas, funcionais e físicas do cérebro. E tem impacto no processo relacionado ao bem-estar e à saúde dos pets. Em um artigo publicado na Semantic Scholar, estima-se que um em cada três gatos e um em cada 10 cães têm probabilidade de desenvolver doença renal durante a vida.

A médica-veterinária Rosandra Colpani, da Hill's Pet Nutrition, explica que as doenças mais comuns nesta fase são problemas de visão, como catarata e glaucoma, e problemas orais, como tártaro e gengivite, sendo animais de porte pequeno mais propensos a desenvolver tais alterações. "Outras enfermidades, como artrite, câncer, doenças gastrointestinais e doença renal crônica, também são frequentes em animais idosos", frisa.

Ela ressalta que para melhorar a qualidade e expectativa de vida dos cães e gatos nesta fase, algumas dicas são importantes. "Comece oferecendo ao pet um alimento de alta qualidade, feito especificamente para as suas necessidades de saúde. A fase do envelhecimento pode ser bastante desafiadora para animais de estimação, suas demandas nutricionais de vitaminas e minerais são diferentes, assim como a digestão e a absorção de nutrientes. Isso precisa ser levado em conta e avaliado sempre por um médico-veterinário”, garante.

Rosandra Colpani completa destacando que também é primordial mantê-los física e mentalmente ativos, promovendo exercícios diários, mas, claro, sempre respeitando o limite do animal de estimação. “Não podemos esquecer dos check-ups, que nesta fase da vida devem ser feitos com mais frequência, o recomendado é a cada seis meses. Assim, é possível garantir que o cão ou gato idoso tenha o acompanhamento necessário ao envelhecer”.

Cuidados essenciais

Geralmente, ressalta a médica-veterinária, as doenças que acometem animais idosos estão mais relacionadas a quadros crônicos, ou seja, enfermidades com carácter progressivo e na maioria das vezes irreversíveis, como a doença renal crônica. “Diferente de animais jovens, onde o organismo ainda não sofreu tanto com o processo de oxidação celular, as doenças tendem a ser mais agudas, como quadros infecciosos e alérgicos”, alerta.

Carinho no gato

Gatos idosos precisam de mais cuidados. Crédito: Pexels

Segundo ela, a nutrição é um dos pontos-chaves, tanto para preservação da saúde renal, quanto para o tratamento. Uma dieta balanceada e de boa qualidade irá assegurar o bom aproveitamento dos nutrientes e a saúde do animal.

O manejo nutricional é imprescindível, pois a alimentação adequada é a única terapia demonstrada que melhora a qualidade de vida desses pacientes. Gatos com doença renal consumindo o alimento coadjuvante específico tiveram, comprovadamente, menos episódios urêmicos e menor número de mortes relacionadas à doença

Rosandra Colpani destaca que um alimento destinado a doentes renais, com formulação específica, visa o controle de fósforo, proteína de alta digestibilidade e com altos níveis de aminoácidos essenciais, tendo como principal objetivo a proteção da função renal, diminuição da progressão da doença renal crônica, além de manutenção de massa muscular e condição corporal. Além disso, há adição de ácidos graxos ômega-3, provenientes de óleo de peixe que auxilia no controle do processo inflamatório.

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Mundo Animal Pets Gato
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível