Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 29 de maio de 2024 às 11:37
Se você curte uma boa massa, nhoque é uma ótima pedida, em especial no dia 29 de cada mês. É que para essas ocasiões existe uma simpatia que pode trazer fartura, conhecida como nhoque da fortuna ou nhoque da sorte (conheça a história abaixo).
O ritual do nhoque para atrair sorte e dinheiro funciona assim: coloque uma moeda ou cédula de qualquer valor embaixo do seu prato de nhoque e coma, de pé, as primeiras sete unidades da massa, enquanto mentaliza seu pedido por prosperidade.
Para lhe inspirar neste dia 29 de maio, separamos uma receita de nhoque de batatas ao molho sugo com manjericão. Aproveite!
Simpatia surgiu na Itália inspirada em santo católico
A tradição do nhoque da fortuna tem origem na Itália e começou no século IV, inspirada na história do santo católico São Pantaleão. Caminhando maltrapilho e faminto por um vilarejo, o homem, em certa ocasião, parou em frente a uma casa humilde, em busca de alimento. O andarilho foi acolhido pela família residente no local. Mesmo com pouca comida à mesa, os moradores dividiram o que tinham, e na refeição foram servidos sete pedaços de nhoque para cada conviva. Quando o Pantaleão foi embora da casa, o patriarca percebeu que havia diversas notas de dinheiro embaixo dos pratos. Assim, surgiu a lenda de que comer nhoque no dia 29 de cada mês atrai sorte e prosperidade.
Rendimento: de 4 a 6 porções
Tempo de preparo total: 60 minutos
Tempo de cocção: 30 minutos
Nível: médio
Fonte: Tramontina
Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta