Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 29 de novembro de 2021 às 14:37
Para os supersticiosos, o dia 29 do mês é a deixa para uma simpatia que pode trazer fartura, o Nhoque da Fortuna. Conhece o ritual? Basta colocar uma moeda ou cédula de qualquer valor embaixo do prato do nhoque e comer, de pé, as primeiras sete unidades da massa, enquanto mentaliza um pedido de prosperidade.
A tradição é de origem italiana, e começou no século IV, quando o santo católico São Pantaleão caminhava maltrapilho e faminto por um vilarejo. Ao parar em frente a uma casa humilde, em busca de alimento, o andarilho foi acolhido pela família residente no local. Mesmo com pouca comida, os moradores dividiram o que tinham.
Na refeição, foram servidos sete pedaços de nhoque para cada um. Quando o santo foi embora, o patriarca percebeu que havia diversas notas de dinheiro embaixo dos pratos. Assim, surgiu a lenda de que comer nhoque no dia 29 atrai sorte e prosperidade. Quer aproveitar a data com uma receita diferente? Confira a seguir.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Nível: fácil
Fonte: Tirolez. Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta