Adição de café em cervejas é tendência no mercado capixaba. Crédito: Brent Hofacker/Shutterstock
No próximo sábado, 24 de maio, celebramos o Dia Nacional do Café, que marca o início da colheita no Brasil, país reconhecido mundialmente por sua produção. No Espírito Santo, segundo maior produtor nacional, podemos nos orgulhar de inúmeras marcas alcançadas por nossos cafés Conilon e Arábica.
Assim como o café, que está presente no dia a dia dos brasileiros, a cerveja também é considerada uma paixão nacional, e sua relevância têm crescido nos últimos anos quando se fala em produção local.
Sabemos que rótulos capixabas têm conquistado medalhas e apreciadores pelo mundo afora, e para comemorar o dia da minha segunda bebida favorita, decidi reunir cerveja e café em uma seleção especial, de cervejas com adição de café na receita.
Independentemente da variedade do café ou do estilo da cerveja, uma tendência que pegou por aqui é a de incluir cafés de torra clara ou média na composição de estilos cervejeiros mais leves, como Lagers em geral, o que torna a combinação muito mais democrática. Afinal, nem mundo curte cervejas escuras e mais alcóolicas como as Stouts, por exemplo.
Confira abaixo cinco dicas e fique de olho nos lançamentos que vêm por aí, ainda este ano - acredito que muitos outros também terão café na receita.
-
1
Oatmeal Stout Café da Mula (Mula Rouge/Domingos Martins)
Ouro na categoria Oatmeal Stout do Concurso Brasileiro de Cervejas deste ano (na versão de Blumenau), as cervejas com adição de café da Mula já são figurinhas carimbadas nesta coluna, graças às suas receitas perfeitamente equilibradas. Uma nota: a Café da Mula também tem uma versão com adição de amendoim. Será que vai rolar produção em dobro para o inverno 2025?
-
2
Conceição Dry Stout Coffee (Conceição/Linhares)
O café nessa receita chega para ressaltar as notas de chocolate meio amargo em uma das minhas Stouts queridinhas no Espírito Santo. A Conceição Dry Stout já vem se destacando em concursos locais, como nas duas últimas edições da Copa Capixaba de Cervejas Artesanais, e tem como segredo a adição do café 100% conilon “Flor de Lis”.
-
3
Barba Ruiva Coffee Lager Black Tucano (Barba Ruiva/Domingos Martins)
Ganhadora da categoria inédita Coffee Beer da Copa Capixaba de Cervejas Artesanais em 2024, a Coffee Lager Barba Ruiva é um dos muitos rótulos da casa que contém café na receita. Essa cerveja encanta pelo frescor de um café arábica de torra clara perfeitamente adicionado à sua composição. Outro destaque é a Coffee Stout da cervejaria, que já teve inúmeras releituras e me conquistou em todas elas.
-
4
Speranza Arábica Lager (Speranza/Guarapari)
A cervejaria do nosso balneário mais famoso conta que a essência de sua receita é a mistura de duas paixões capixabas: cerveja leve e café 100% local com sabores refinados. Produzida com café arábica cultivado na região, a novidade ainda está disponível com exclusividade no restaurante da cervejaria, que fica na Rota da Ferradura, nas montanhas de Guarapari.
-
5
Panzert Hop Arábica (Panzert/Ibatiba)
Outra excelente pedida, que já vem medalhando em concursos há alguns anos, é a Coffee Beer da Panzert, cervejaria localizada no Caparaó capixaba. Leve e perfeita para ser bebida em qualquer estação, a cerveja é produzida com o café Grano Alto, 100% arábica e produzido na região.
Este vídeo pode te interessar
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível


